22.5 C
Jundiaí
terça-feira, 23 abril, 2024

Livro do CMA destaca PCJ como exemplo de boas práticas

spot_img

O livro Comece Pela Água, publicado em março de 2018 pelo Conselho Mundial da Água (WWC na sigla em inglês), durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, traz como um dos seus destaques a a importância para a gestão integrada dos recursos hídricos a existência do Consórcio PCJ.
A publicação trata que o Consórcio PCJ foi pioneiro no país e fomentador da criação da Política de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, em 1991, e da Política Federal, em 1997, o que contribuiu para a criação do primeiro comitê de bacia hidrográfica do Brasil.
Ainda é destacado pelo Conselho Mundial da Água no texto a relevância da Campanha 2000: Redenção Ecológica da Bacia do Rio Piracicaba para o desenvolvimento ambiental da região e que esse movimento acabou ocasionando a Fundação do Consórcio PCJ.
 
Leia também:  Galinha de 1 metro é vendida por R$ 74 mil no interior de São Paulo
 
No texto, o Conselho aponta sobre os impactos positivos nesses anos todos de criação do Consórcio PCJ, destacando a implantação de um sistema de cobrança voluntária pelo uso da água, em 1999, a ampliação do tratamento de esgoto de 3% para 75%, o que fez das Bacias PCJ referência nacional e internacional em gestão da água.
O Conselho Mundial da Água possui como membros mais de 300 organizações do mundo inteiro, entre elas o Consórcio PCJ. Fundado em 1996, sua sede está em Marselha, na França. A organização internacional tem como missão mobilizar ações sobre questões críticas da água em todos os níveis e a tomada de decisões.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas