19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Prevenção de Câncer de Intestino será dia 23, no Parque da Cidade

spot_img

Neste ano, o Setembro Verde, será no Parque da Cidade e terá a segunda edição no dia 23 de setembro de 2018, das 9 às 13 horas. A ação consiste na orientação com material didático, explicativo por alunos da FMJ, para todos presentes interessados.

Uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) prevê, ainda para este ano, cerca de 34.280 novos casos de câncer de Intestino (Cólon e Reto) no Brasil, sendo 16.660 homens e 17.620 mulheres. O tumor é o segundo mais frequente nas mulheres (após mama) e o terceiro nos homens (após próstata e pulmão). 

No Estado de São Paulo, dados estatísticos mostram incidências de 22,68 e 24,05 por 100.000 habitantes. Dados hospitalares da rede pública de Jundiaí, colhidas no Hospital São Vicente de Paulo, referência na cidade, mostram 556 casos, diagnosticados e atendidos neste Serviço, nos últimos 05 anos. Destes, 476 (85,6%) com idade igual ou maior que 50 anos e, 80 (14,4%) com idade menor que 50 anos.

A maioria dos tumores malignos acomete a população acima dos 50 anos de idade, e correspondem à ocorrência esporádica, apesar de porcentagem menor se associar ao câncer colorretal hereditário não polipoide e polipose adenomatosa familiar.

Outros fatores se associam ao câncer colorretal, tais como, obesidade, diabetes mellitus, doença inflamatória intestinal, tabagismo, etilismo e sedentarismo. Quanto à etiologia, mais frequentemente se originam da malignização de pólipos adenomatosos.

Desta forma, apesar do diagnóstico de muitos casos em fase avançada, pode ser prevenido ou tratado precocemente, mediante conscientização sobre a doença, e realização dos exames de rastreamento padronizados, a pesquisa de sangue oculto nas fezes e se positivo, colonoscopia para diagnóstico e também tratamento de lesões precursoras e precoces.
Os casos de câncer de cólon e reto diagnosticados em estágios avançados demandam intervenções cirúrgicas de maior complexidade, além de tratamentos associados, como radio e quimioterapia. Nestas situações verificamos aumento da mortalidade e morbidade geral e individualmente, comprometimento da qualidade de vida e produtividade profissional.

 
Leia também: Programa Nota Fiscal Premiada Ituana é lançada
 

Os tratamentos são mais longos e necessitam de investimento econômico e financeiro maiores. Desta forma, o impacto positivo da prevenção do câncer do colo e reto na saúde é facilmente demonstrável, tanto na promoção da saúde individual, quanto para a economia de investimentos nos serviços de saúde.

Informar e conscientizar a população sobre o assunto, aumenta o interesse e a busca pela prevenção, eleva a adesão à procura pelo atendimento médico, realização dos exames indicados e consequentemente à melhoria do diagnóstico e tratamento precoce.

Desta forma, trabalhamos num projeto de parceria, entre Faculdade de Medicina de Jundiaí e a Prefeitura Municipal de Jundiaí para incrementar o rastreamento oportuníssimo e implantar o rastreamento organizado do câncer de cólon e reto, previsto para o início de 2019.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas