16.4 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Diversidade no Trabalho

spot_img

Vivemos num país extremamente diversificado. Desde as nossas origens, com o povo indígena, passando aos brancos colonizadores portugueses, aos negros africanos e imigrantes italianos, holandeses, japoneses, e tantos outros. Todos os povos são hoje representados dentro do ambiente de trabalho.
Passando pelo princípio de que diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si – penso que este conceito dentro das empresas contribui e muito para que a equipe alcance resultados mais positivos. O ambiente de trabalho precisa ser cooperativo, estimulante e acolhedor, não importando aspectos culturais, sexuais, religiosos, entre outros. Desta forma, os colaboradores se sentem mais motivados e engajados para realizarem suas atividades. Torna-se um colaborador produtivo.
Aqui, vamos tomar como exemplo a orientação sexual de colaboradores. O assunto é um tabu em boa parte das organizações. Existe ainda um certo desconforto para líderes lidarem com as diferentes possibilidades de afeto entre as pessoas.
Muitos defendem que uma empresa não deve entrar em assuntos que dizem respeito à intimidade do funcionário. Será? Quando um colaborador é bem aceito, ele trabalhará com mais empenho. Prestará um serviço melhor. É preciso também que uma empresa valorize seu funcionário, garantindo sua proteção em situações desagradáveis como piadas que expõem e ridicularizam pessoas por serem LGBTI+.
Um dos reflexos de um ambiente hostil é o baixíssimo número de solicitações de benefícios corporativos como o plano de saúde para cônjuges do mesmo sexo. Mesmo sendo lei no Brasil desde 2011, quando o Supremo Tribunal Federal reconheceu a união homoafetiva, o ambiente pouco inclusivo faz com que pessoas LGBTI+ abram mão deste direito com receio de serem prejudicadas ou expostas.
 
Leia também: Várzea Paulista celebra vida e esperança com o Coral Watoto
 
Para se avançar no tema, precisamos ir além dos aspectos legais. É necessário promover um ambiente respeitoso e inclusivo para que as pessoas não precisem deixar parte de si em casa quando forem trabalhar.
Além disto, um ambiente amigável impacta diretamente no sentimento de pertencimento, no engajamento e, consequentemente, na produtividade das pessoas. Ações de comunicação e a promoção de diálogos que explicitam o posicionamento da empresa a favor da diversidade contribuem muito para a construção deste ambiente. A empresa deve garantir que o respeito e a inclusão sejam valores inegociáveis.

Felipe Cavalheiro 
Palestrante e produtor de eventos
Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas