24.2 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Vacinação contra Sarampo e Poliomielite seguem até o final de agosto

spot_img
A Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite começou no sábado (4) e vai até o final de agosto em Jundiaí. As doses estão sendo disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, durante o horário de atendimento. O balanço final do primeiro dia de imunização contabiliza 1.640 doses de pólio e 1.612 doses de tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).
 
Jundiaí não registra casos de sarampo desde 1998 e, no Brasil, desde 1989 não há nenhum caso de pólio. Para manter o quadro favorável é importante que os pais levem os filhos para se imunizar. 
 
A campanha segue até o dia 31, de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento das UBSs, além de um Dia “D” já programado para 18 de agosto, sábado, quando todas as unidades (com exceção dos Postos de Saúde da Família da Vila Ana e Vila Esperança), funcionarão das 8h às 17h.
 
A vacina também é disponível para adultos até 58 anos, e, para estes, é necessário verificar a carteira de vacinação para saber se é indicada ou não a aplicação da dose. É comum muitos adultos não terem mais a carteira de vacinação, então, na dúvida se tomou ou não a vacina na infância, é melhor ir a um posto e receber uma nova dose.
 
Em Itatiba só no dia 4 de agosto, chamado de “Dia D”, foram aplicadas 1.140 doses das vacinas para crianças maiores de 1 ano e menores de 5 anos.
 
Itatiba atingiu uma cobertura de 22,02% do público-alvo. Campinas chegou a 14,48%, enquanto a região conseguiu vacinar 13,02%. A cobertura do Estado de São Paulo está em 12,99%. A Campanha continua durante todo o mês de agosto, nas unidades de saúde do município e no Centro de Atenção à Criança (CAC). Pais ou responsáveis devem levar as crianças e também a carteirinha de vacinação, das 8h às 16h.
 
O mês também reserva mais uma oportunidade para aqueles que não conseguem se deslocar aos postos durante a semana. No sábado (18), haverá um novo “Dia D”, também com as unidades de saúde abertas à população.
 
Em Campo Limpo Paulista o Dia D da ‘Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo e Poliomielite’, realizado no último sábado (4), contou com a aplicação de 931 doses contra sarampo e 923 doses contra a poliomielite. Dia 18 de agosto, também sábado, será realizado o segundo ‘Dia D’, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde da Cidade (exceto Vila Marieta e Jardim Europa). A ação nas Unidades Básicas contou com apoio da Unifaccamp, com os estagiários de enfermagem. Além disso, o Rotary Club de Campo Limpo Paulista, que luta pela erradicação das doenças, esteve nos postos distribuindo bexigas e pirulitos para as crianças.  
 
De acordo com a Secretaria de Saúde de Campo Limpo Paulista, a meta é vacinar até o final da Campanha, 4.261 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A campanha prossegue até o dia 31 de agosto e as doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (exceto Jardim Europa e Vila Marieta) até o dia 31 de agosto, sempre das 7h30 às 12h e das 13h às 15h30. 
 
O sarampo é uma doença que pode levar à morte. Os sintomas são tosse, febre, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. A transmissão é pelo ar, por meio de tosse, espirro, fala ou respiração e a única forma de prevenção é a vacina.
 
Já a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é provocada por um vírus que afeta o sistema nervoso, que pode levar à paralisia irreversível dos membros. Por isso, a orientação é que os pais não deixem de vacinar as crianças.
Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas