23.4 C
Jundiaí
terça-feira, 19 março, 2024

Vacinação antirrábica prossegue até dia 1º de setembro

spot_img

O primeiro dia da Campanha de Vacinação Antirrábica de Jundiaí, nesta segunda-feira (13), contou com bom movimento nos postos fixos e nos itinerantes espalhados pela cidade com a vacinação de 1.022 cães e gatos. Com imunização em 157 postos até o dia 1º de setembro, a população pode consultar a data e horário do atendimento no bairro a partir do portal da Prefeitura de Jundiaí ou do APP Jundiaí.
Pedro Luiz Santos, 39 anos, aproveitou para levar os quatro cães e o gato de estimação assim que o posto de vacinação antirrábica foi montado, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ana. “É importante vacinar contra a raiva. Agora já estou tranquilo, com os meus bichinhos protegidos”, comenta o morador do bairro.
A vacinação, que é feita pelas equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), segundo o veterinário do órgão, Luis Gustavo Grijota do Nascimento, é a fundamental para a prevenção contra o vírus da raiva. “O vírus da raiva é circulante, principalmente entre os morcegos, e pode ser transmitida pela lambedura, arranhadura ou mordedura de animais contaminados. O contato com da pele lesionada ou da mucosa com a saliva é suficiente para a contaminação. A vacina protege os animais domésticos, e consequentemente, a população”, alerta.
 
Leia também:  O amor e a difícil permanência 
 
A consulta sobre as datas e horários de funcionamento dos postos de vacinação pode ser feita pelo site da Prefeitura de Jundiaí ou pelo APP Jundiaí, no link Saúde e Qualidade de Vida. Nesses locais, a partir de mapas interativos é possível visualizar o endereço e as demais informações. “As pessoas que perderem a vacinação no seu bairro, poderão levar o animal em outro ponto da cidade para ser imunizado, da mesma forma. No feriado de quarta-feira (15), haverá uma equipe fazendo a imunização em frente ao Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Nicolino de Luca, o Bolão, no período da manhã, das 8h30 às 11h30, além de outros postos espalhados pela cidade. Basta acessar o site e verificar o local mais próximo da residência”, comenta.
A expectativa da campanha, que se estenderá até o dia 01 de setembro, é vacinar 80% da população canina e felina do município, estimada em 46,6 mil animais. A raiva é uma zoonose causada por um vírus presente, principalmente, na saliva dos animais infectados. É uma doença fatal, tanto para os animais, quanto para as pessoas.  Todos os cães e gatos, sejam machos e fêmeas, que tenham ao menos 3 meses de idade, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, os animais idosos e os em tratamento (desde que autorizado pelo médico veterinário que os assistem).

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas