HomeGeralEconomiaPrimeira parcela do 13º para aposentados deve aquecer as vendas no comércio

Primeira parcela do 13º para aposentados deve aquecer as vendas no comércio

Neste mês de agosto, o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados deve movimentar as vendas no comércio, injetando cerca de R$ 21 bilhões na economia do País. Em julho, o governo publicou um decreto no Diário Oficial da União prevendo que o pagamento ocorra junto com a remuneração de agosto dos aposentados. O restante será pago em novembro.

Na avaliação de Edison Maltoni, presidente do Sincomercio Jundiaí e Região, esse adiantamento deve beneficiar o comércio varejista em nossa Região. “Chega em boa hora a primeira parcela do 13º para os aposentados, pois este ano ainda estamos vivenciando os reflexos da crise econômica – o que prejudica não apenas os consumidores, mas principalmente os empresários”, afirma.

 

Leia também: Itu conta com vagas de empregos

 

Nesta primeira parcela paga a aposentados e pensionistas do INSS, conforme determina a legislação, não haverá desconto de Imposto de Renda. Porém, na segunda parcela, em novembro, pode ser cobrado.

O principal obstáculo para o comércio em 2018 ainda é a incerteza sobre o cenário eleitoral que, consequentemente, deixa o consumidor apreensivo na hora de investir. O indicador da FecomercioSP que mede a propensão do empresário do comércio em contratar caiu 8,3% nos últimos dois meses. 

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que o comércio varejista no Estado fechou cerca de 6 mil vagas em junho. No primeiro semestre de 2018 foram 32 mil desligamentos no setor. Contudo, em 12 meses, o saldo ainda é positivo, com 7 mil vagas criadas.




Comentários
})(jQuery)