HomeGeralTechMalware móvel é o novo golpe que tenta roubar plano de dados do celular

Malware móvel é o novo golpe que tenta roubar plano de dados do celular

Conhecido como malware móvel consegue roubar o  plano de dados e até mesmo drenar a bateria do dispositivo. De acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky Lab. O ataque, projetado para celulares e aparelhos similares, registrou alta de 31,3% nos últimos 12 meses. Os usuários do Android são as principais vítimas.

O Android domina o mercado brasileiro com 94,2% de participação, segundo a empresa de análise de dados Kantar. Segundo Assolini, o sistema operacional do Google tem problemas mais frequentes de segurança do que o iOS, da Apple.

Os ataques podem acontecer quando o usuário é enganado e induzido a instalar um aplicativo malicioso. Mas o problema também pode surgir a partir do usuário: o aparelho pode tornar-se vulnerável com o root do aparelho – o processo permite alterar configurações de fábrica e viabiliza a instalação e uso de aplicativos piratas.

Anexos em e-mails e mensagens com links falsos são outros métodos, e talvez os mais conhecidos – o problema é tão frequente no WhatsApp que a plataforma passou a testar uma ferramenta para acabar com as mensagens falsas.

 

Leia também:  Entulho é crime e gera multa de até mil reais

 

Na América Latina, muitos cibercriminosos conectam-se ao aparelho da vítima para explorar seu conteúdo e extrair informações pessoais.

Há casos em que são solicitados dados pessoais do usuário, como o número de telefone, o que faz com que a linha seja cadastrada em serviços premium que usam os créditos de celular da vítima, gerando prejuízos financeiros. 

O comportamento dos usuários pode até ajudar o cibercriminoso nos ataques, de acordo com o analista. Ele recomenda que os usuários não deixem o dispositivo sem senha, não usem redes wifi públicas e tenham um programa de proteção antivírus.




Comentários
})(jQuery)