29.3 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Malware móvel é o novo golpe que tenta roubar plano de dados do celular

spot_img

Conhecido como malware móvel consegue roubar o  plano de dados e até mesmo drenar a bateria do dispositivo. De acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky Lab. O ataque, projetado para celulares e aparelhos similares, registrou alta de 31,3% nos últimos 12 meses. Os usuários do Android são as principais vítimas.

O Android domina o mercado brasileiro com 94,2% de participação, segundo a empresa de análise de dados Kantar. Segundo Assolini, o sistema operacional do Google tem problemas mais frequentes de segurança do que o iOS, da Apple.
Os ataques podem acontecer quando o usuário é enganado e induzido a instalar um aplicativo malicioso. Mas o problema também pode surgir a partir do usuário: o aparelho pode tornar-se vulnerável com o root do aparelho – o processo permite alterar configurações de fábrica e viabiliza a instalação e uso de aplicativos piratas.
Anexos em e-mails e mensagens com links falsos são outros métodos, e talvez os mais conhecidos – o problema é tão frequente no WhatsApp que a plataforma passou a testar uma ferramenta para acabar com as mensagens falsas.
 
Leia também:  Entulho é crime e gera multa de até mil reais
 
Na América Latina, muitos cibercriminosos conectam-se ao aparelho da vítima para explorar seu conteúdo e extrair informações pessoais.
Há casos em que são solicitados dados pessoais do usuário, como o número de telefone, o que faz com que a linha seja cadastrada em serviços premium que usam os créditos de celular da vítima, gerando prejuízos financeiros. 
O comportamento dos usuários pode até ajudar o cibercriminoso nos ataques, de acordo com o analista. Ele recomenda que os usuários não deixem o dispositivo sem senha, não usem redes wifi públicas e tenham um programa de proteção antivírus.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas