HomeArticulistasAguinaldo OliveiraA estabilidade é como uma planta carnívora

A estabilidade é como uma planta carnívora

Quem não quer estabilidade? Aliás, é o que todo candidato a emprego pede a Deus, principalmente em momentos de crise, como o que estamos vivendo hoje. As pessoas não querem correr riscos de descerem algum patamar, então valorizam muito a segurança de estarem em terra firme.

Mas só pensam assim porque em nosso país somos educados a não confiarmos em nós mesmos. As faculdades nos ensinam apenas a praticarmos funções, ou seja, a sermos “funcionários”. Elas nos convencem que seremos mais felizes se alguém nos garantir alguma coisa e achamos que salário é uma benevolência do empregador e não uma consequência de produtividade e disposição para assumir riscos. Isso interfere diretamente nos índices de competitividade do Brasil no exterior.

A questão maior é que tudo isso vem da mentalidade adquirida. Até nossa língua portuguesa nos diz que o dinheiro do salário é “ganhado”, como se fosse um bônus e não uma conquista. Enquanto que na maioria das nações, as pessoas pensam em criar e prover, nós pensamos em ganhar e receber.

 

Leia também: Professores de período integral e CEAMs passam por jornada de formação

 

Existem duas coisas que fazem o ser humano agir: vontade de vencer e medo de perder. Nossa cultura nos acostuma a não querer perder, não arriscar e essa é a mais traumática forma de motivação existente, pois tira do ser humano toda a sua ambição. Afinal, enquanto a gente vive na segurança da terra firme, os pássaros continuam a voar, ação que sempre remeteu a liberdade. Portanto, a tal estabilidade, a terra firme que alguns tanto valorizam é também, sem sobra de duvidas, a corrente que não os deixa voar e muito menos aproveitar as inúmeras oportunidades existentes.

Poderíamos dizer que a estabilidade é como uma planta carnívora, muito bonita e atrativa, mas malandra o suficiente para seduzir suas vítimas. Vitimas essas, que ainda chegam ao absurdo de agradecerem aos seus governos por terem apenas um lastimável lugar para morrer.




Comentários
})(jQuery)