16.4 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Em Jundiaí, vacinação contra raiva começa no dia 13

spot_img

Agora é campanha, mas vacina está disponível na Zoonoses durante o ano inteiro. Estimativa é vacinar 80% de cães e gatos da cidade.

A Vigilância de Zoonoses inicia no dia 13 a Campanha de Vacinação Antirrábica. A campanha vai até 1º de setembro, quando deverão estar vacinadas 80% da população canina e felina, estimada em 47 mil animais. A vacinação contra a raiva anual é obrigatória por lei.
A vacina será aplicada em 156 postos – 93 fixos – nas áreas urbanizadas, com endereço e horários de início e término pré-determinados, e 63 postos itinerantes, distribuídos nas zonas rurais.
Todos os cães e gatos, machos e fêmeas, que tenham ao menos 3 meses de idade, devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, animais idosos e os em tratamento (desde que autorizado pelo médico veterinário que os assistem).
Além desses postos, a Zoonoses funciona como posto permanente de vacinação, atendendo a população o ano inteiro e, consequentemente, durante toda a campanha. Fica na rua dos Bandeirantes 375 – Vila Municipal, e funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h.
“Para vacinar o animal nos postos itinerantes, o dono deve mantê-lo contido e ficar atento à passagem da equipe, que ocorrerá a qualquer momento do dia e horário determinados. Por isso, é importante ficar atento. O alerta também é válido para os postos fixos, em que há a necessidade de levar o animal até um dos endereços nos horários discriminados”, explica o veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.
A raiva

  • É uma zoonose causada por vírus presente principalmente na saliva dos animais infectados
  • É fatal tando para animais quanto para pessoas
  • Pode ser transmitida ao humano por mordedura, arranhadura ou lambedura
  • Apesar de controlada em Jundiaí, a raiva ainda pode circular por causa de animais silvestres, principalmente morcegos
Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas