16 C
Jundiaí
terça-feira, 23 abril, 2024

Será que a Bruxa está à solta?

spot_img

Não é coincidência, mas de uns meses pra cá, alguns amigos têm vivido situações complicadas e com um ponto em comum: de uma hora para outra perderam renda, resultado do momento de instabilidade política que vive nosso país. Um deles, hoje, me perguntou o que fazer depois deste terremoto em sua vida. Não sei se eu saberia a resposta, mas como considero que muitos terremotos já me aconteceram, lembrei de uma viagem a Portugal, quando uma situação que me foi contada por um guia de turismo.
Corre uma história que em 1775 a cidade de Lisboa sofreu com um grande terremoto. O rei, Dom José perguntou ao Marquês de Pombal, o que se havia de fazer. Ele respondeu ao rei: “Enterrar os mortos, Cuidar dos vivos e Fechar os portos”. Baseado nesta narrativa, eu acredito que possa dar alguma luz aos “lisboetas daqui”. Creio que devem começar por “Enterrar os mortos, Cuidar dos vivos e Fechar os portos”.
Imaginem que “os mortos” sejam as perdas acontecidas, que cuidar dos “vivos” seja manter a mesma motivação para fazer o que precisa ser feito e fechar os portos, as suas atitudes posteriores visando não gerar os mesmos problemas. Uma crise política traz perdas econômicas e pode ser um efeito a desencadear uma série de outras conseqüências. Se juntarmos a isso um pouquinho de ansiedade e a mania que a maioria das pessoas têm de prever tudo na pior das possibilidades, aí poderemos contar várias noites em claro, alguns problemas de saúde e, em decorrência disso, atitudes defensivas, a perda da pegada e o abatimento.
Com o tempo o cidadão abaixa a guarda e passa a ter resultados piores a cada dia. A maioria das pessoas com problemas perdem mais tempo lamentando-se pelas perdas do que cuidando de fortalecerem-se para recuperarem o prejuízo. Frases como “a bruxa está à solta” são comuns. Precisamos então, enterrar o passado ruim, cuidar do presente para dar conta do recado e fechar os portos para não permitir que pensamentos negativos atraquem novamente.
Se tivermos aliados com quem contar, valorizar a parceria é muito importante, pois ser orgulhoso nesta hora de nada resolve. Ser decididamente honesto, preservar sua honra, abrir a cabeça e saber aproveitar as oportunidades também é fundamental. Em momentos de crise, agir como sempre agimos tem menores chances de dar resultado do que agir de forma surpreendente. Como ouvi uma vez, “em momentos de crise, quando todos estão chorando, alguém sempre resolve vender lenços”.
E você, vai continuar dando ibope para a tal bruxa?

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas