20.5 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

FMJ e HU realizam palestras com pesquisadores internacionais

spot_img

Entre os dias 11 e 14 de julho a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e o Hospital Universitário (HU) irão promover um ciclo de palestras relacionadas aos arbovírus. A programação foi elaborada pelo Projeto Zika Vírus – Coorte Zika Jundiaí e será destinada a alunos, médicos e profissionais de saúde da região.

O evento contará com exposições de dois renomados professores-pesquisadores vindos de Barcelona, na Espanha: Prof. Dr. Antonio Soriano Arandes, da Fundação Instituto de Pesquisa do Hospital Universitário Vall D´Hebron, e Profa. Dra. Ana Alarcón Allen, médica pediatra do Serviço de Neonatologia do Hospital Sant Joan de Déu, da Universidade de Barcelona. 

De acordo com o Prof. Dr. Saulo Duarte Passos, responsável pela Coorte Zika Jundiaí, que desenvolve pesquisa relacionada a repercussão do vírus zika na área materno-infantil, englobando 766 mulheres e 748 bebês, que também fará apresentações durante o ciclo de palestras, a troca de experiências entre Brasil e Espanha vai beneficiar pessoas acometidas pelo vírus no mundo todo. 

Leia também: Parque sedia o 10º Festival de Inverno em julho

O evento também promoverá o treinamento para profissionais de saúde sobre “Ferramentas diagnósticas para avaliação do desenvolvimento infantil”, que será ministrado pelos professores espanhóis. “Essa ferramenta é chamada de ASQ3 e consiste em questionários específicos que os profissionais brasileiros poderão aplicar e assim viabilizar o cruzamento de informações e resultados de pesquisas de forma sistêmica e multicêntrica, o que permitirá integração com outros países do mundo”, afirma Dr. Passos.

No encerramento das atividades, os pesquisadores espanhóis participarão do mutirão com as famílias acompanhadas pelo projeto de pesquisa do vírus zika, realizado em Jundiaí. “Este mutirão ocorre a cada 15 dias, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das crianças. O acompanhamento engloba uma equipe multidisciplinar, com pediatra, neuropediatra, pneumopediatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, odontologista, psicopedagogo e enfermeiros”, explica Dr. Passos.

Confira a programação completa:

11/07 – Local Faculdade de Medicina de Jundiaí

  • 18h – Palestra “Zika vírus: a experiência da Espanha” – com Prof. Dr. Antonio Soriano
  • 19h – Palestra “Infecções congênitas e os arbovírus” – com Profa. Dra. Ana A. Allen
  • 20h – Palestra “Zika vírus: a experiência do Brasil” – com Prof. Dr. Saulo Passos

12/07 – Local Hospital Universitário de Jundiaí

8h às 12h – Treinamento “Ferramentas diagnósticas para avaliação do desenvolvimento infantil” – com Prof. Dr. Antonio Soriano e Profa. Dra. Ana A. Allen (evento ocorre no Anfiteatro do HU). Inscrições prévias por meio do telefone (11)4527-5700 ramal 820 ou pelo e-mail adm.projetozika@hufmj.com.br

 

13/07 – Local Faculdade de Medicina de Jundiaí

9h – Discussão de casos clínicos neonatais entre os pesquisadores internacionais e a equipe médica local – com base em resultados preliminares da Coorte Zika – em relação à óbitos e abortos

 

14/07 – Local Faculdade de Medicina de Jundiaí

8h30 – Mutirão com participantes do projeto de pesquisa “Infecção vertical pelo vírus zika e suas repercussões na área materno-infantil”

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas