HomeGeralFacebook acaba com páginas de notícias falsas

Facebook acaba com páginas de notícias falsas

O Facebook tomou uma medida inesperada nesta quarta-feira (25) ao retirar do ar uma rede de páginas e contas usadas para divulgação de notícias falsas a fim de reprimir conteúdos enganosos antes das eleições de outubro. A suspeita é de que as páginas fossem administradas por membros do grupo ativista de extrema-direita Movimento Brasil Livre (MBL).

Em comunicado, o Facebook informou que desativou 196 páginas e 87 contas no Brasil por alegar participação em uma rede coordenada que ocultava o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação. O comunicado, porém, não identifica as páginas ou usuários envolvidos.

Ainda segundo fontes ligadas ao Facebook, a retirada da rede do ar no Brasil após descobrir que os perfis envolvidos eram falsos ou enganadores e violavam sua política de autenticidade. A rede social tem um conjunto separado de ferramentas para combater a disseminação de notícias falsas com a ajuda de empresas externas de checagem de fatos.

 

Leia também: Cidades aderem Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo

 

O Facebook tem enfrentado pressão para combater as contas falsas e outros tipos de perfis enganosos em sua rede. Resta saber de onde vem toda essa pressão. No ano passado, a empresa reconheceu que sua plataforma tem lado ao admitir que foi usada para o que chamou de operações de informação e por meio de perfis falsos influenciou a opinião pública durante a eleição norte-americana de 2016.

Em nota divulgada pelos coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL) nas contas retiradas do ar constavam informações de cunho pessoal como endereço profissional, telefones particulares, contatos familiares e informações confidenciais.

O MBL, ao contrário do Facebook, que defende a liberdade de expressão e a democracia, promete utilizar todos os recursos midiáticos, legais e políticos que a democracia oferece para recuperar as páginas derrubadas e reverter a perseguição sofrida, com, o que consideram seja, consequência exemplares para essa empresa.




Comentários
})(jQuery)