HomeGeralCidades aderem Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo

Cidades aderem Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi encerrada em Valinhos com uma cobertura vacinal de 82,14% do público alvo de 24.124 pessoas, que fazem parte de seis grupos prioritários. Assim como muitos municípios, a cobertura ficou abaixo dos 90% recomendados pelo Ministério da Saúde. A vacinação teve início no dia 23 de abril.

Segundo a Secretaria da Saúde, ao todo foram aplicadas 19.816 doses. O grupo com maior cobertura foi das puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), com índice de 134,91%. O excedente se refere a uma população maior que a estimada pelo Ministério da Saúde.

Em segundo lugar, ficaram os idosos, com 88,11%. Os professores estão em terceiro lugar, com 88,09%. A quarta colocação foi para os trabalhadores da saúde, com 86,82%. Já em quinto lugar estão as gestantes, com 70,49%. As crianças com idade entre 6 meses e 5 anos foi o público de menor cobertura, com 65,60%.

 Poliomielite e Sarampo 

No período de 4 a 31 de agosto acontece a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo em 6 unidades de saúde de Louveira. As vacinas também estarão disponíveis nos sábado, dia 4 e dia 18.

Atualmente, o Brasil enfrenta surtos de sarampo, porém nenhum caso foi confirmado na região. A prevenção mais segura e eficaz para a doença é a vacina tríplice viral, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.

Devem tomar a vacina crianças a partir de 1 ano de idade até menores de 5 anos na unidade de saúde mais próxima: CSIII, PAS, Burck, Monterrey, Vista Alegre e 21 de Março.

A meta é alcançar 95% de vacinação para reduzir os riscos de reintrodução da poliomielite, sarampo e rubéola. No Brasil, não há casos de poliomielite desde 1990. As ações de prevenção e controle contribuíram para que o país recebesse a certificação de área livre de circulação do poliovírus em 1994.

Leia também: Agenda Cultural: fim de semana está recheado de atrações na região

Valinhos também participa, de 4 a 31 de agosto, da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Toda criança com idade entre 1 ano e até 5 anos precisa ser levada a uma das 13 Unidades Básicas de Saúde para receber as vacinas, mesmo que já tenha sido imunizada anteriormente. A vacinação estará disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h. É importante levar a carteira de vacinação da criança.

Nos dias 4 e 18 de agosto (sábados), os chamados dias “Dias D” de mobilização da campanha, a vacinação será realizada das 8h às 17h nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim Paraíso, Bom Retiro, São Marcos e Vila Santana.




Comentários
})(jQuery)