HomeArticulistasEssa tal ansiedade

Olá, pessoa! Neste artigo vou dedicar algumas linhas a um dos transtornos que emperram a boa comunicação: a ansiedade.

Mas o que é a ansiedade? Não vou me ater aqui a explicações científicas sobre hormônios e afins, pois você já deve ter ouvido sobre isso em vários canais. Então, vou usar o lúdico para facilitar a compreensão:

A ansiedade é aquela sensação de aperto no peito que nos deixa ofegantes, que nos revira por dentro e passa a impressão que levamos um soco no estômago de dentro pra fora. É aquela agonia transformada na incerteza de ir ou ficar.

De acordo com especialistas, ela é ancestral do homem e o compele à fuga ou ao enfrentamento. Como é impossível viver sem ansiedade, a melhor alternativa é fazer com que ela aja a nosso favor.

Nos meus cursos, não ensino ninguém a perder a ansiedade, a zerar esta sensação, a nunca mais se sentir ansioso. Isto não é significativo e não traz resultado eficaz. Antes de tudo, ensino a pessoa a ter o controle SOBRE esta situação. Na transferência destes conhecimentos, levo em conta a minha vivência na área de comunicação, meu aprimoramento constante e em estudos científicos, que comprovam que a ansiedade pode até melhorar o seu desempenho, pois você fica ‘ligado’ e com isso, a sua capacidade de reação aumenta.

Se o seu problema é ansiedade na hora de se expressar, vou deixar algumas dicas: conheça o assunto, o ambiente e as pessoas; mas, acima de tudo, conheça a si mesmo. Sem estes conhecimentos, você vai se sentir despreparado e acuado por qualquer imprevisto. E a questão não é só fugir. É enfrentar e ainda ficar por cima, continuar mantendo o respeito e credibilidade de quem está ali para te ouvir. É isso.




Comentários
})(jQuery)