21.2 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Devo aprender inglês ou mandarim?

spot_img

Muito já se comentou sobre o crescimento da economia chinesa e do quanto ela tende a ser a primeira do mundo. Parece óbvio que em mais alguns anos o percentual de comércio com o país asiático passará o que se refere aos Estados Unidos e, prevendo isso, aí vem as evidentes perguntas:

  • Como devo me preparar?
  • Preciso estudar mais sobre a China?
  • E, por fim: devo aprender inglês ou mandarim?

Respostas: sim, precisa se preparar e conhecer tudo que você puder sobre a China. Porém, a respeito do idioma, faço uma ressalva: Em diversas palestras que assisto, vejo os palestrantes sugerindo que se aprenda mandarim como uma tendência, porém já faz uns 10 anos que eu sustento justamente o contrário disso sustentando a ideia que o inglês continuará sendo o idioma universal. Os motivos, a meu ver, seguem aqui:

  • A China tem a maior poluição entre todos os países do mundo, então imaginamos que grande parte da população fala mandarim, mas apenas um país fala este idioma, que é a própria China. Portanto falar Mandarim significa que você está preparado para um único parceiro.
  • Enquanto isso, diversos grandes países do mundo falam inglês como língua nativa ou segunda língua.
  • O mundo fala inglês. Em qualquer país do mundo podemos encontrar uma significativa fatia da população que se comunica em inglês e mudar isso é contraproducente e levado gerações. Inclusive a China fala inglês e para ela também é interessante se comunicar por um idioma universal.
  • A dificuldade de uma mudança de rumo hoje, para que o mundo aprendesse um idioma tão complexo, traria uma regressão muito grande no comercio mundial. Isso não interessa nem mesmo a China.
  • Não é somente o comércio que tornou o inglês a linguagem do mundo, mas também isso aconteceu por ser o idioma mais jovem e mais fácil de aprender.
  • O cinema mundial continua sendo ditado por Hollywood.
  • A música mundial continua sendo curtida em inglês.
  • Toda a informatização e robotização tem comandos em inglês.

Mas, não deixa de ser um diferencial aprender mandarim. Seria uma forma de impressionar os grandes players, afinal se você já fala muito bem inglês e espanhol e quer continuar evoluindo, o Mandarim parece ser realmente uma boa. Mas só se você já for fluente em inglês. Caso contrário seria o mesmo que se especializar em pilotar aviões sem saber dirigir um carro.
No mundo em que vivemos, quando não tempos tempo para pensar em tantas coisas ao mesmo tempo, precisamos colocar prioridades. Em termos de idiomas, somente pense em diversificar se você já dominar aquele que te faria ser entendido em qualquer lugar do mundo. E está ainda é o inglês.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas