HomeCidadesCidades celebram Semana do Meio Ambiente

Cidades celebram Semana do Meio Ambiente

Iniciou a programação da Semana do Meio Ambiente em Jundiaí na segunda-feira (4) com palestras e apresentações sobre a importância da recuperação dos remanescentes da Mata Atlântica. O município conta com o Programa Nascentes – que tem por objetivo recuperar áreas degradadas da bacia do Rio Jundiaí Mirim -, conta com legislação de proteção da Serra do Japi, além de participar do Programa Município Verde Azul que implementa ações de proteção ao meio ambiente. 

“A Semana do Meio Ambiente é um momento de reflexão, para que possamos resgatar qualidades perdidas. A crise do desabastecimento foi uma prova do quanto somos dependentes e do transporte. É um apelo para refletir sobre os hábitos e o que podemos fazer para reduzir o impacto e garantir uma sociedade sustentável”, detalha o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello.

Palestras

O professor da Unicamp, Ademar Ribeiro Romeiro, abriu o primeiro dia da Semana do Meio Ambiente com a palestra “Restauração da Mata Atlântica e Serviços Ecossistêmicos”. 

O Programa Nascentes Jundiaí faz a união das empresas que precisam fazer compensações ambientais com proprietários de áreas que podem ser recuperadas, por contarem com nascentes e cursos d’água da bacia do Rio Jundiaí Mirim. Desde o ano passado, 20 propriedades receberam cerca de 22 mil mudas, no bairro da Roseira. Existem outras 14 propriedades, entre os bairros Toca e Ivoturucaia, que também poderão ser beneficiadas pela iniciativa, segundo comenta a engenheira florestal da UGPUMA, Ana Maria Pinto Pires.

O próximo encontro será no dia 6, na Unidam, com o debate sobre Bioma Cerrado. A programação completa pode ser acessada aqui.

Valinhos

Em Valinhos a Prefeitura preparou uma série de atividades para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. O município receberá 500 mudas de árvores nativas no bairro São Bento do Recreio, que vai receber um parque ecológico, no alto da Serra dos Cocais.

O plantio está marcado para as 10 horas nas proximidades da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro e será o pontapé para o lançamento do Parque Ecológico São Bento do Recreio.

A área de 269.535 metros quadrados fica na Estrada Municipal do Clube de Campo Valinhos e é coberta por vegetação de diferentes estágios de regeneração e deverá receber plantios frequentes de mudas nativas, para proteger nascente e curso de água.

Também como parte das comemorações, a Prefeitura entrega à Secretaria da Educação 40 computadores, dois projetores e seis impressoras que serão utilizados em duas salas de aula. Os equipamentos servirão para a realização de atividades relacionadas à Educação Ambiental nas escolas Dom Bosco, no Jardim São Marcos, e Carlos de Carvalho de Vieira Braga, no Jardim Pinheiros.

Na solenidade de plantio das 500 mudas, o prefeito deve anunciar reformas na UBS do São Bento do Recreio. A unidade, que já recebeu melhorias no telhado por contrapartida da BM Engenharia para a Prefeitura, vai agora ganhar pintura externa, ampliação da recepção e impermeabilização da laje, além de adaptações de acessibilidade e mudança da sala de farmácia para a sala de inalação, ao custo estimado de R$ 250 mil, provenientes de emenda parlamentar.

Itu

Em Itu para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente  realiza diversas atividades durante o mês. São atividades educacionais, visitas monitoradas, exposição, tudo gratuitamente para toda população. Veja a programação aqui. 




Comentários
})(jQuery)