19.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Zoonoses realiza busca ativa contra raiva no Santa Clara

spot_img

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão ligado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza busca ativa no bairro Santa Clara para orientar a população com relação à necessidade de vacinação dos animais contra a raiva. No bairro foi localizado um morcego positivo para a doença. A partir dos dados coletados será determinada a ação a ser realizada pelos técnicos. A população deve comunicar o órgão municipal no caso de localização de morcegos mortos e nunca entrar em contato com esses animais.
O morcego foi recolhido no dia 26 de março e o resultado laboratorial confirmando a positividade foi liberado no dia 25 de abril. “Diante disso, equipes de agentes de zoonoses percorrem a região, em um perímetro recomendado tecnicamente e delimitado a partir do foco positivo, para a análise aprofundada da situação, levantar a cobertura vacinal de animais domésticos e para  orientações à população do entorno. A partir dos resultados obtidos nessa análise outras ações poderão ser desencadeadas”, explica o gerente da UVZ, Carlos Ozahata.
O gerente lembra que os morcegos são protegidos por lei, portanto, não devem ser caçados ou mortos, sendo de extrema importância para o equilíbrio ambiental, na polinização de plantas, na disseminação de sementes e no controle da população de insetos. “Pedimos que as pessoas, ao encontrar algum morcego em situação não  usual (caído no chão, voando durante o dia, pendurado em cortinas ou janelas, dentro de cômodos ou veículos, etc) entrem em contato com a UVZ pelo telefone 4521-0660, para que seja feito o recolhimento do exemplar. Não se deve manusear  morcegos – mesmo os encontrados mortos”, orienta.
Leia também: Microfones de púlpito: torcer ou não torcer?
A medida preventiva contra a raiva que é ofertada todos os anos, gratuitamente pela Prefeitura de Jundiaí, é a vacinação dos cães e gatos. Além da campanha, normalmente realizada no mês de agosto, a dose é disponibilizada durante o ano inteiro na sede da UVZ, localizado na Rua dos Bandeirantes, 375, Vila Municipal, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
A doença é comum entre os morcegos, e o vírus é circulante entre esses animais. Por isso, a vacinação dos cães e gatos é a maneira mais eficiente de prevenir a doença. Neste ano, cinco bovinos na região do Rio Acima tiveram a morte confirmada pela doença. Eles não estavam vacinados contra a doença. Os animais de grande porte devem ser vacinados pelos proprietários, com doses adquiridas em agropecuárias ou casas especializadas.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas