19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Veja como será o esquema de transporte na região de Jundiaí

spot_img

Na tarde desta sexta-feira (25) a empresa de ônibus Rápido Luxo Campinas anunciou o recolhimento imediato de todos os seus carros que ainda circulavam nas ruas das cidades da região.
Em nota a empresa informou que tentou manter os horários de domingos, mas o óleo diesel que recebeu não foi suficiente para atender a população até o fim do dia. A Rápido Luxo pede desculpas para a população e garante que fez o que pode para manter parte da frota em circulação. Se receber mais óleo diesel colocará carros nas ruas neste sábado. Do contrário não sairá nenhum ônibus da garagem.
As cidades afetadas pela retirada dos carros das ruas são Jundiaí, Cabreúva, Itupeva, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Franco da Rocha e Cajamar.
Já as empresas de ônibus Viação Leme, Três Irmãos e Jundiaiense, que fazem as linhas do SITU  em Jundiaí informam que vão operar nesta sexta e sábado com horários dos domingos. Os ônibus circulam até o último horário. Quem precisar da lista de horários conforme o bairro pode acessar o aplicativo para celular da Prefeitura de Jundiaí.
Campo Limpo Paulista 
A Prefeitura de Campo Limpo informou também que não haverá aula nas escolas municipais na segunda-feira (28), em razão da paralisação dos caminhoneiros e falta de combustível. 
De acordo com a Secretaria de Saúde, o Hospital de Clínicas está operando com um número reduzido de funcionários e já há defasagem no combustível para ambulâncias.
Itu 
As concessionárias responsáveis pelo transporte coletivo em Itu informaram que no sábado, dia 26, irão operar com 30% da frota até às 15h. No domingo, dia 27, não haverá transporte público. Segunda e terça-feira, dias 28 e 29, irão operar apenas nos horários de pico (6h às 9h e 16h às 19h).
A possibilidade de interrupção na próxima quarta-feira, dia 30, depende diretamente das condições de abastecimento de combustível, que afeta todo o País. O transporte na zona rural está suspenso.
A Prefeitura informou ainda que se obriga a suspender às aulas na próxima semana em toda Rede Municipal de Ensino (escolas e Creches). Ademais informamos que devido a esta situação, ocorrerá também a paralisação do transporte escolar em toda a rede pública de ensino (escolas Municipais e Estaduais) pelo mesmo período.
Os gestores, professores e demais funcionários das escolas e creches municipais estão dispensados. Os dias letivos de aulas serão repostos. 
Várzea Paulista 
A Prefeitura informou que fará uma nova avaliação do quadro municipal ainda nesta sexta-feira (25), no Gabinete Municipal, para verificar as próximas medidas a serem adotadas, em relação à prestação dos serviços.
Valinhos 

Em Valinhos os transportes públicos estão circulando normalmente nos horários de pico durante a semana e no final de semana, para garantir o atendimento a trabalhadores e estudantes da cidade. Das 8h às 16h e depois das 20h houve redução de 20% na frota. 

No sábado, a frota de ônibus irá operar sem restrições o dia todo. No domingo, o atendimento não sofre alterações até as 8h. A partir desse horário, haverá uma operação especial com a redução de 20% dos veículos. 

A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que há reserva de combustível para manter essa operação até a próxima quarta-feira (30), véspera do feriado Corpus Christi, sempre priorizando o acesso de trabalhadores e estudantes ao transporte público. 

A Secretaria de Educação de Valinhos estabeleceu como facultativas as aulas nas escolas da rede municipal nos dia 28, 29 e 30. As escolas estarão abertas para receber alunos, mas não haverá aulas. Os pais estão sendo avisados da medida, que busca não comprometer o conteúdo pedagógico para estudantes que não puderem se deslocar até a escola. No caso de unidades escolares que não previam aulas nesses dias, por causa de reuniões ou outros eventos, o calendário será mantido. 

Até segunda, o transporte de  2 mil alunos de escolas públicas de Valinhos que são atendidos por ônibus fretados, porque moram a mais de dois quilômetros da escola onde estudam, está garantido nos períodos da manhã e tarde. Três empresas contratadas para fretamento escolar, MacTur, JC Turismo e TransMimo, utilizam 25 ônibus para atender esses alunos. 

Escolas como a EMEB Gov. André Franco Montoro, no Bairro Bom Retiro, por exemplo, não tem alunos transportados por ônibus fretados. Em escolas mais distantes, porém, como a EMEB Carolina de Oliveira Sigrist, no Bairro Capivari, a maior parte dos estudantes depende de ônibus fretado. 

Coleta de lixo

A coleta de lixo está ocorrendo normalmente esta semana até sábado (26), de acordo com o Departamento de Limpeza Pública. Na segunda (28), caso a greve persista, será feita uma avaliação dos serviços para analisar a necessidade de adotar novas medidas. 

Guarda Civil Municipal 

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Valinhos informou que tem reserva de combustível para os próximos dias, mas adotou como medida preventiva manter viaturas em pontos estratégicos da cidade.

As viaturas continuam sendo deslocadas normalmente para atender ocorrências em toda a cidade, feitas pela central de atendimento da corporação ou pelos moradores. A estratégia será mantida até a normalização do abastecimento de combustível na cidade.

Agentes de trânsito

Os agentes de trânsito e mobilidade de Valinhos reduziram as rondas pela cidade e estão priorizando atendimentos de emergência, entre eles acidentes de trânsito, apoio a intervenções urbanas, como obras, e atividades do Corpo de Bombeiros. Até esta sexta (25), não houve impacto no atendimento desse serviço aos moradores. 

Transportes internos

O departamento de Transportes Internos da Prefeitura de Valinhos otimizou o atendimento, definindo prioridades. A frota de máquinas, ambulâncias, da Guarda Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros tem reserva de combustível para continuar operando até quarta-feira, segundo o departamento. 

Ambulâncias

Três ambulâncias e a UTI Móvel de Valinhos estão operando normalmente para o atendimento de casos de emergência. Outras duas ambulâncias estão de reserva, com o tanque abastecido. Houve otimização dos serviços e o transporte de pacientes para procedimentos eletivos, que não são urgentes, tiveram de ser adiados.

Itatiba 
A Prefeitura de Itatiba informou que será publicado na Imprensa Oficial desse sábado (26) o Decreto 7.054/18 que declara situação de emergência pública no Município de Itatiba. Entre as medidas, estabeleceu-se que todos os estabelecimentos que comercializam combustíveis no Município ficam obrigados a assegurar prioridade, de ao menos 5% de seus estoques, de abastecimento para os veículos utilizados na prestação de serviços públicos essenciais à população.
Paralelamente, a Prefeitura informa algumas modificações no cronograma de suas atividades e serviços municipais. Todas as situações estão sendo constantemente reavaliadas, portanto, eventuais alterações podem ser comunicadas a qualquer momento:
Aulas
As aulas da rede pública municipal e nas creches estão mantidas normalmente na segunda-feira (28). Para terça-feira, a situação será reavaliada. A coleta de lixo está mantida neste sábado e segunda-feira. Na segunda-feira, a situação será reavaliada.
Transporte público
A TCI informou que registrou queda na frequência de passageiros nessa sexta-feira. Assim, na segunda-feira, os ônibus circulam normalmente até às 9h da manhã. Entre as 9h e às 16h, os horários serão os praticados aos domingos. Das 16h em diante, retornam a circular normalmente. A medida vale pelo menos até quarta-feira (30). Na quarta-feira, a situação será reavaliada. O transporte de paciente para consultas e exames em outros municípios está mantido permanentemente. 
Já oabastecimento e o funcionamento normal dos veículos de resgate e de ambulância será mantido permanentemente.
O patrulhamento da Guarda Municipal no Centro ocorrerá preferencialmente a pé, no Centro. Veículos da Guarda Municipal serão mantidos nos bairros em pontos estratégicos.
Estão suspensas atividades administrativas que exijam o deslocamento de veículos, inclusive transporte de atletas para a disputa de torneios e jogos em outras cidades. Está suspenso o envio de máquinas pesadas às obras, mantendo plantão para manutenções emergenciais.
O Festival de Atletismo (26), o Dia Mundial do Brincar (26) e a Prova de Fraldinhas (27) estão MANTIDOS para seus respectivos dias.
Indaiatuba 

Em nota a Prefeitura de Indaiatuba informou que mantém o sistema de reorganização temporária dos serviços, com o objetivo de superar esse momento com os menores transtornos possíveis.

Na Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente, onde acontece o abastecimento dos veículos oficiais, a prioridade continua sendo para ambulâncias e viaturas da Guarda Civil. Urbanismo, Secretaria de Obras e Vias Públicas e Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) trabalham somente em serviços de urgência e emergência.

Para garantir o fornecimento de merenda nas escolas, a refeição dos servidores está suspensa a partir da noite desta sexta-feira (25). 

O transporte coletivo está garantido na cidade neste sábado (26).  No domingo (27) os veículos circularão normalmente e os horários serão mantidos. Já na segunda-feira (28) será retomada a programação feita nesta quinta e sexta-feira. Os 66 ônibus que fazem o transporte coletivo urbano operam 100% nos horários de pico, ou seja das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h. No restante do período vão rodar com 40% da frota.

No final de semana os atendimentos de urgência e emergência serão realizados normalmente (Unidade de Pronto Atendimento e Haoc). Na segunda-feira (28) serão mantidos os atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento, do Haoc, das Unidades Básicas de Saúde e Programas de Saúde da Família; das Unidades de Especialidades e visitas domiciliares já agendadas.

A Central de Ambulâncias manterá os atendimentos de urgência e emergência e os transportes essenciais para pacientes que fazem tratamentos de quimioterapia, radioterapia e hemodiálise. Os pacientes com agendamento de transporte para consultas serão remarcados.

O Derefim (Departamento de Reabilitação Física e Mental) funcionará normalmente na segunda-feira, mas em razão da escassez de combustível, o serviço não fará o transporte de pacientes.

Na segunda-feira (28), todas as escolas funcionarão normalmente, inclusive a merenda e o serviço de transporte escolar. Já a coleta de lixo a prefeitura informou que a concessionária garantiu a normalidade do serviço até segunda-feira (28).

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas