20.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Várzea Paulista vacinou 11,58% da população contra gripe

spot_img

A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza prossegue em Várzea Paulista. Até a última semana, 11,58% do público-alvo do município foi imunizado, o que representa, 2.170 pessoas. A partir desta quarta-feira (2), a campanha vai priorizar a vacinação em crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas. 

Para receber a vacina em Várzea Paulista, o paciente deve comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, das 7 às 16 horas, portando documento pessoal e carteira de vacinação. O Dia D – data de mobilização nacional, está marcada para 12 de maio, um sábado. 

A gripe é uma doença séria, que mata mais de 650 mil pessoas todos os anos, de acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Além dos sintomas clássicos — febre alta, nariz entupido, cansaço e dor no corpo — a doença também causa complicações como pneumonia e infarto.

Geralmente, a vacina não costuma dar reações. Em casos raros, a pessoa pode ter uma pequena alergia na pele, no local da aplicação. A vacina não provoca gripe: como ela é feita com o vírus inativado, não há nenhum risco de que cause a doença.

O imunizante só está proibido para bebês com menos de 6 meses de idade e pessoas com alergia severa ao ovo (ele é fabricado dentro da casca e se replica a partir da gema e da clara). Mas essa é uma condição bem incomum.

Quem se vacinou, ano passado, precisa repetir a dose?

Sim. A taxa de proteção da vacina começa a cair após alguns meses. Os vírus da gripe têm uma alta capacidade de mutação. Logo, as cepas que estão circulando agora são diferentes daquelas do inverno passado. Portanto, é preciso se resguardar novamente.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas