20.5 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Vagas de estacionamento serão fiscalizadas por sistema inteligente

spot_img

A fiscalização do uso correto do sistema de estacionamento rotativo de Valinhos, que utiliza parquímetros para cobrança da tarifa de Zona Azul, ganhou o auxílio de um sistema inteligente de videomonitoramento digital.

O serviço será realizado por um veículo equipado com câmeras que conseguem ler as placas e checar em tempo real se o veículo monitorado está utilizando o parquímetro e se a permanência está de acordo com o valor pago.

Um agente de trânsito estará no veículo para auxiliar a fiscalização, junto com um funcionário da empresa Autoparque do Brasil Empreendimentos e Serviços Ltda, administradora do sistema de parquímetros na cidade.

A previsão é de que a fase de testes dure 20 dias, e a partir disso os motoristas que tiverem seus veículos flagrados em situação irregular serão multados. O valor da multa, considerada uma infração grave, é de R$ 195,23, e ela gera 5 pontos na Carteira de Habilitação.

O objetivo da implantação do serviço de monitoramento digital é ampliar o conceito de democratização das vagas de estacionamento na região central. Com as regras do sistema rotativo, motoristas que deixavam seus veículos estacionados em um mesmo local por todo o dia passaram a parar em outros lugares, abrindo espaço para consumidores que buscam o Centro para compras ou serviços.

O videomonitoramento será feito por um veículo Onix, da Chevrolet, devidamente identificado. O sistema consiste no reconhecimento de placas utilizando a tecnologia OCR, que traduz o arquivo de imagem em caracteres. Desta forma, será possível ao fazer a leitura da placa do veículo identificar se foi realizado ou não o pagamento da tarifa de uso da vaga, estipulado em R$ 1,60.

Atualmente, o sistema de estacionamento rotativo conta com 38 equipamentos instalados nas ruas e avenidas da região central da cidade. O sistema de parquímetros utilizado no Município foi implantado em 2016.

A implantação do videomonitoramento está previsto na Resolução nº 532, de 17 de junho de 2015, que altera as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito, para incluir a fiscalização por câmeras de monitoramento nas vias urbanas.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas