19.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Sábado é o Dia D vacinação contra a gripe

spot_img

O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será no sábado (12) em Valinhos. O objetivo é ampliar a cobertura e facilitar o acesso à imunização para as pessoas dos grupos de risco que trabalham durante a semana. No Dia D, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Bom Retiro, Jardim Paraíso, Vila Santana, Jardim Imperial, Central e Jardim São Marcos, no horário das 8h às 17h.

Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação ou um documento de identidade. A campanha teve início no dia 23 de abril e se se estende até 1º de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas 13 UBSs espalhadas pela cidade.

Segundo balanço divulgado pela Seção de Vigilância Epidemiológica até o último dia 3 já foram aplicadas 6.047 doses da vacina contra a gripe, o que corresponde a uma cobertura de 25,07% do público alvo, estimado em 24.124.

O grupo com maior cobertura até agora é das mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, com 60 doses aplicadas e um percentual de cobertura de 35,50%, para um público estimado de 169 mulheres.

Em segundo lugar estão as pessoas com mais de 60 anos. Foram imunizados 4.211 idosos para um público estimado de 13.286, o que corresponde a uma cobertura de 31,70%.

No grupo de trabalhadores de saúde, composto de 2.884 pessoas, foram vacinados 843, com 29,23% de cobertura. Entre as 1.030 gestantes previstas foram aplicadas 217 doses, garantindo uma cobertura de 21,07%.

Já entre crianças de 6 meses a menores de 5 anos, foram aplicadas 683 doses, correspondendo a um percentual de 11,83%, para um público de 5.773. O percentual mínimo de cobertura exigido pelo Ministério é de 90%.

Vacinação em Itu
Em Itu, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza prossegue também em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e, a partir desta quarta-feira (9), o seguinte grupo passa a ser contemplado: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais (mediante prescrição médica), professores (redes pública e privada), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Neste ano a campanha também contempla trabalhadores da saúde (redes pública e privada), povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto, mediante comprovação de gestação – certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros).
No sábado (12), também acontece o Dia D de vacinação, quando todas as pessoas contempladas pela campanha poderão se vacinar. Em Itu, nesse dia, a vacinação será realizada em todas as UBSs, das 8h às 17h.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas