21.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Maio Amarelo: cidades aderem atividades

spot_img

Servidores e munícipes que passaram pelo Paço entre 7 e 9 horas desta quarta-feira (2) receberam uma fita amarela que simboliza o Movimento Maio Amarelo, promovido pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), com o objetivo de propagar orientações para segurança no trânsito. O tema escolhido para este ano foi: “Nós Somos o Trânsito”. A ação contou com a participação dos mascotes “Farolito” e “Faixolita”.
As ações – que vão ocorrer durante todo o mês – são voltadas à segurança no trânsito e envolvem parcerias com empresas, sociedade civil, setor público e a população. O objetivo é desenvolver uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil e colocar em pauta o tema segurança viária.
As ações de conscientização são importantes dentro dos esforços para UGMT para reduzir o número de mortes no trânsito. No primeiro trimestre deste ano, foram registrados 5 óbitos por acidente de trânsito no Município, enquanto que no ano passado, no mesmo período, ocorreram 7 óbitos. Ao todo, o número de acidentes em Jundiaí caiu cerca de 22% em 2017 na comparação com 2016.
A programação completa do Maio Amarelo pode ser conferida neste link: https://jundiai.sp.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/programacao-maio-amarelo-2018-1.pdf.
Itatiba
Já na Prefeitura de Itatiba as Secretarias da Educação e de Segurança e Defesa do Cidadão já realizaram diversas ações durante o mês de abril e continuam em maio, visando a conscientização dos atuais e futuros motoristas, por um trânsito mais seguro.
A abertura do movimento acontece nesta quinta-feira (3), na Praça Dona Ângelo Fontana Giaretta, a tradicional “Praça da Biquinha”, onde está localizada a Mini Cidade do Trânsito. Nesse dia, a EMEB “Profª. Maria Gemma Rela Reinaldo” apresenta o jogral do Grêmio e o CEMEI “Profª. Maria Stella Longo Leme de Calaes” traz os alunos da Educação Infantil.
Os alunos do Ensino Fundamental II produziram pequenos vídeos relacionados ao trânsito. Os vídeos serão divulgados no começo do mês e postados nas redes sociais. A população poderá votar no seu preferido até o dia 11 de maio. Para finalizar, no dia 19, será realizada a premiação do mais votado, além de uma Passeata de conscientização de Prevenção de Acidentes e Simulação de Resgate na Praça da Bandeira.
A Cidade do Trânsito estará disponível para receber visitas dos alunos durante as manhãs e tardes do Maio Amarelo. O Movimento também contará com palestras do Departamento de Trânsito para os alunos do Ensino Fundamental II e para as crianças do Ensino Infantil e Fundamental I, sobre os cuidados que devem ser tomados com os motoristas, pedestres, direção entre outros.
Na Educação, nosso objetivo é conscientizar os estudantes, por isso promovemos o mês todo com atividades, inclusive na Mini Cidade do Trânsito, onde os alunos poderão ter o contato real, em escala reduzida, com as situações mais comuns do trânsito. No dia 19 de maio, sábado, teremos a tradicional caminhada na Praça da Bandeira e convidamos toda a população para participar”, explica Anderson Wilker Sanfins, Secretário de Educação.
O Maio Amarelo é uma proposta da ONU com objetivo de uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, a fim de envolver a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade e ter um trânsito seguro.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas