19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Farmacêuticos orientam sobre uso racional de medicamentos

spot_img

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) vai promover uma ação de conscientização, orientação e serviços de saúde na Praça Governador de Toledo, no Centro de Jundiaí, das 8 às 15 horas, no dia 5 de maio – Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos – para conscientizar a população quanto aos riscos à saúde que podem ser causados pela automedicação e pelo uso indiscriminado e sem orientação de medicamentos. 
A população que passar pelo local terá acesso gratuito a diversos serviços como orientação farmacêutica sobre o uso de medicamentos, além de aferição da glicemia capilar (diabetes) e pressão arterial (hipertensão).
Leia também: DAE e Cejusc realizam 5ª edição do mutirão de inadimplentes
No Estado de São Paulo metade dos casos de intoxicação ocorrem por uso indevido de medicamentos. O problema também é grave em âmbito nacional, onde são registradas duas intoxicações a cada hora pelo mesmo motivo. Ambos os dados são do Sistema Nacional de Informações Tóxico- Farmacológicas da Fundação Oswaldo Cruz (Sinitox-Fiocruz).
O conceito de uso racional de medicamentos é simples e importante. O medicamento, para fazer o efeito desejado, deve sempre ser prescrito para o paciente por um profissional de saúde habilitado, deve ser usado de acordo com o indicado na prescrição, nos horários corretos, na quantidade receitada e no período de tempo recomendado. Se o paciente tiver alguma dúvida sobre o uso do medicamento ou sobre a prescrição, o farmacêutico pode e deve ser consultado.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas