21.4 C
Jundiaí
terça-feira, 16 abril, 2024

Entre as cidades mais seguras, Jundiaí ocupa a 15ª posição no Estado

spot_img

Recente pesquisa divulgada pelo Instituto Sou da Paz indica que o município destaca-se entre os demais por garantir qualidade de vida e, principalmente, a segurança junto à população. Criado a partir do Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), como parte do Instituto Sou da Paz Analisa 2017, o Ranking de Exposição a Crimes Violentos das cidades do Estado de São Paulo foi desenvolvido em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo (Estadão) e mede a exposição à violência dos municípios que possuem mais de 50 mil habitantes.
Segundo a pesquisa, o Índice de Exposição a Crimes Violentos considera crimes letais, sexuais e contra o patrimônio, permite a comparação da vulnerabilidade da população a esses crimes – tanto entre municípios quanto ao longo dos anos.
Comparativamente em relação aos últimos anos: em 2014, o Índice do município foi 20,8; 2015 – 16,9; 2016 – 15,8; e finalizando o mais recente, em 2017 – 12,6. Segundo estimativa divulgada em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jundiaí soma 409.497 habitantes.
Para atender as necessidades imediatas da população, a Guarda Municipal Jundiaí (GMJ) ampliaram as ações de patrulhamento comunitário – feito pelo Apoio Tático e Canil – durante o primeiro trimestre deste ano, foram realizadas mais de 15 mil rondas pelos próprios municipais e bairros da cidade.
De janeiro a março, foram recuperados 109 veículos por meio do Sistema OCR – utilizado para o reconhecimento ótico dos caracteres das placas dos veículos que adentram o município e acusam irregularidades, atitude suspeita ou são clonados (os dublês); recuperados também em patrulhamento, denúncias, por medidas administrativas, considerando-se os mesmos serem produtos de furto ou roubo.
Leia também: Terminal Vila Arens têm mais de 480 itens de Achados e Perdidos
O retorno das atividades da Ronda Escolar – Anjos da Guarda em fevereiro de 2017, com o início do ano letivo, tem por objetivo garantir a segurança da rotina diária nas unidades educacionais municipais, também nas estaduais e particulares – quando assim for necessário, e feita a solicitação para ações específicas.
A entrada e saída nas escolas da rede pública municipal durante os períodos matutino e vespertino, prolongando-se para as demais até o noturno, no período compreendido das 7 às 23 horas ininterruptamente: para isso, com a implantação da Guarda Comunitária para reforçar o patrulhamento simultâneo no entorno das escolas, pelos bairros da cidade.
A retomada e ampliação do Programa Educação para Não Violência (Educavi), que foi criado em 2009, passou por uma interrupção de 2013 a 2016, e que em 2017 voltou repaginado para atender variadas demandas, uma vez que direciona o seu trabalho socioeducativo para crianças, jovens e adultos, principalmente no que diz respeito ao uso nocivo das drogas.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas