HomeGeralCombate à violência infantil será em semana com filmes infantis

Combate à violência infantil será em semana com filmes infantis

O dia 18 de maio é marcado pela luta dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em todo o país. Em Itupeva, programação especial feita pela Secretaria de Desenvolvimento Social vai oferecer sessão de filmes gratuitas para a população. A entrada é livre e gratuita.

Crianças, jovens e adultos poderão participar da ação, que vai acontecer em diversos bairros do município. Enquanto os filmes são exibidos, membros da Secretaria de Desenvolvimento Social vão realizar a distribuição de informativos sobre o assunto e orientar pais e responsáveis.

Leia também: Prefeitura de Itu consegue verba para recapeamento

“A proposta do é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, explica Aline Alves, secretária de Desenvolvimento Social.

Valinhos 

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será celebrado pela Prefeitura e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Conviva do Círculo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos. A confraternização, exclusivamente para famílias e adolescentes atendidos, vai ser realizado hoje, a partir das 17 horas, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini.

As famílias e adolescentes são atendidos pelo Conviva e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). O evento terá atividades lúdicas e educativas com grupos de crianças, adolescentes e adultos, objetivando principalmente a conscientização.

Haverá um acolhimento inicial, um momento de confraternização e café e ao final das atividades, uma surpresa muito especial preparada pelos próprios adolescentes com o tema do evento.

O Creas é um serviço especializado de média complexidade, que integra a Política de Assistência Social e realiza o atendimento dessas famílias vulneráveis e em situação de violação de direitos. O serviço de Valinhos realiza hoje o acompanhamento sistemático e continuado de 120 famílias.  

Estatística – Apenas no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses casos, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.  Os números são alarmantes e é necessária a conscientização da população, sensibilização e orientação sobre os canais de denúncia.

Para os profissionais do Creas, os adolescentes e as crianças também precisam compreender a temática para própria prevenção e autocuidado, bem como conhecer os canais corretos para proteção de denúncia.




Comentários
})(jQuery)