HomeGeralCentro Histórico tem 50 praças em Jundiaí, mostra levantamento

Centro Histórico tem 50 praças em Jundiaí, mostra levantamento

Uma das principais características urbanas, as praças desempenham funções variadas como as paisagísticas (referências), sociais (convívio) ou ambientais (áreas verdes). Em Jundiaí, pelo menos 50 áreas desse tipo foram identificadas na região central. O levantamento Praças do Centro Histórico de Jundiahy foi feito pelo sociólogo e jornalista José Arnaldo de Oliveira.

“Mesmo com as transformações vividas ao longo do tempo, essa rede mantém sua importância para o entendimento de cidade”, afirma. A área abordada pela pesquisa é o centro histórico ampliado, das colinas com limites considerados entre o córrego do Mato, o rio Jundiaí, o córrego Guapeva e um eixo terrestre pelas ruas José do Patrocínio, Atílio Vianelo, 13 de Maio e Dora Franco. 

Leia também: 13º Encontro de Companhias de Santo Reis acontece em junho

O levantamento incluiu também praças extraoficiais, que são áreas verdes relevantes sem denominação em mapas. Mas a maioria absoluta é de praças reconhecidas, sejam pequenos espaços de vizinhança ou lugares tradicionais e até algumas hoje fechadas em parte do tempo.




Comentários
})(jQuery)