19.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Campanha contra a gripe segue vacinando grupos de risco

spot_img

A Secretaria da Saúde de Valinhos participará no próximo sábado (12) do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, para facilitar o acesso à imunização para as pessoas dos grupos de risco que trabalham durante a semana.

No Dia D, a vacina estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Bom Retiro, Jardim Paraíso, Vila Santana, Jardim Imperial, Central e Jardim São Marcos no horário das 8h às 17h.

A campanha teve início no dia 23 de abril e se se estende até 1º de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas 13 UBSs espalhadas pela cidade. Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação ou um documento de identidade.

Conforme determinação do Ministério da Saúde, a vacina deve ser tomada por pessoas que fazem parte dos grupos de risco: pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, profissionais da saúde e população indígena. 

Para outros grupos de risco, a vacinação terá início no dia 9 de maio, são eles: professores da rede pública e particular, portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite; indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia; portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter; pessoas privadas de liberdade e adolescentes internados em instituições socioeducativas, como a Fundação Casa.

No caso de portadores de doenças, a recomendação é que apresentem carta de recomendação médica ou receita comprovando que toma medicamento de uso contínuo.

A escolha desses grupos se deve ao fato de eles serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e desdobramentos. Além disso, parte desse pessoal possui contato diário com outras pessoas infectadas, o que aumenta o risco de transmissão.

Segundo balanço divulgado pela Seção de Vigilância Epidemiológica no último dia 26 já foram aplicadas 3.145 doses da vacina contra a gripe, o que corresponde a uma cobertura de 13,04% do público-alvo, estimado em 24.124.

O grupo com maior cobertura até agora é das puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) com 40 doses aplicadas e um percentual de cobertura de 23,67%, para um público estimado de 169 mulheres.

Em segundo lugar estão as pessoas com mais de 60 anos. Foram imunizados 2.426 idosos para um público estimado de 13.286, o que corresponde a uma cobertura de 18,26%.

Entre as 1.030 gestantes previstas foram aplicadas 124 doses, garantindo uma cobertura de 12,04%. No grupo de trabalhadores de saúde, composto de 2.884 pessoas, foram vacinados 252, com 8,74% de cobertura. O percentual mínimo de cobertura exigido pelo Ministério é de 90%.

Louveira 

 Já na primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza em Louveira, teve 1.256 imunizados nos grupos de pessoas acima de 60 anos e profissionais de saúde.

Do dia 2 a 8 de maio, começam a ser vacinadas crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e, a partir de 9 de maio, professores e pessoas com comorbidades (existência de duas ou mais doenças).
As vacinas imunizam contra 3 subtipos do vírus e são oferecidas pelo Ministério da Saúde de acordo com a estimativa da população de risco do município.
Para tomar a vacina, basta levar um documento oficial com foto e carteirinha de vacinação, se possuir, no local mais próximo: CSIII, PAS, Burck, Vista Alegre, Monterrey e 21 de Março.
No dia 12 de maio, dia D, todas as unidades de saúde aplicam a vacina das 8h às 17h, exceto a UBS Monterrey, que é das 8h às 16h.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas