20.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

A comunicação não-violenta

spot_img

Olá, pessoa! Neste artigo vou dedicar algumas linhas a um assunto que tem intrigado quem trabalha com desenvolvimento pessoal: a comunicação não-violenta ou, nonviolent communication.
A NVC (no original em inglês) foi desenvolvida e pensada lá na década de 1960 pelo psicólogo Marshall Rosenberg e que consistia em quatro pilares básicos: a observação, o sentimento, a necessidade e o pedido.
Para fugir da teoria, vou explicar como isto se processa no mundo real:
Observação: ao expormos uma ideia, devemos, antes de tudo, verificar o ambiente em que esta ideia será exposta e a quem ela se destina;
Sentimento: analise sempre a reação do outro e, caso perceba que determinado assunto vai magoar alguém sem propósito, mude a sua forma de fazer a exposição;
Necessidade: veja se o assunto precisa ser tratado naquele momento e qual a sua relevância.
Pedido: ao invés de pedir (subvertendo Marshall), experimente propor um objetivo claro. A razão de se trocar o pedido por um objetivo significa dizer que, ao iniciarmos uma comunicação, devemos ser protagonistas da mensagem e não meros ‘pedintes’.
Marshall era um tanto romântico ao tratar este assunto. No entanto, principalmente nos dias de hoje, onde a maior parte das pessoas se considera dona da razão, é interessante abordarmos sobre a CNV (sigla em português) que pode ser uma ferramenta poderosa de autoconhecimento e persuasão.
Resumindo: a CNV nada mais é do que falar o que precisa ser falado, no momento adequado e evitando, sempre que possível, o conflito. Como ele mesmo disse: “a comunicação não-violenta consiste em fazer aquilo que nós já sabemos fazer, mas não fazemos”. É isso.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas