26.8 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Várzea Paulista recebe Prêmio Excelência no Atendimento de Água e Esgoto

spot_img

Várzea Paulista recebeu o Prêmio Excelência no Atendimento de Água e Esgoto, oferecido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), na tarde da última quarta-feira (4), em Santos, durante o 62º Congresso Estadual de Municípios.

Um dos motivos para receber o prêmio foi saltar de 3% de esgoto tratado em 2013 para 94% em 2018. Para o prefeito de Várzea Paulista, Juvenal Rossi, o troféu é um reconhecimento pelo trabalho efetivo que vem sendo realizado desde o primeiro dia de 2013 quando assumiu a prefeitura. “É importante relembrarmos que, em nossa cidade, tínhamos apenas 3% do esgoto coletado, afastado e tratado, e a Abes confirma que alcançamos, em apenas cinco anos, um índice acima de 90%. Estamos falando de saneamento básico, que é sinônimo de saúde, qualidade de vida e ambiental e que se torna um atrativo para novas empresas”, destacou.

O presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza, informou que foram levados em consideração três critérios de avaliação: atendimento de água, coleta de esgoto e tratamento de esgoto.
O gerente regional da Sabesp, Marcelo Oliveira, enalteceu o apoio do poder público varzino na luta por melhorar os índices de tratamento de água e esgoto no município, e garantiu que a cidade só tem a ganhar quando esses números estão em alta. “Quando uma grande empresa procura uma cidade para se instalar, um dos principais quesitos analisados para sua possível chegada são os indicadores de água e esgoto, e hoje Várzea Paulista é exemplo nesse item”.

A cidade conta hoje com uma estação de tratamento de esgoto capaz de tratar 560 litros de esgotos por segundo, uma estação de captação de água com capacidade de captar 100 litros por segundo de água do Rio Jundiaí, para tratamento e abastecimento das residências varzinas e um reservatório no Jardim Promeca com capacidade de armazenar 4,5 milhões de litros de água tratada. De acordo com a Sabesp não há em todo o país registro de uma bacia hidrográfica altamente adensada como a bacia do Rio Jundiaí, que foi despoluída.

Na cerimônia de premiação, mais 299 municípios foram premiados.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas