20.2 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Tum Tum Tum…1, 2, 3… testando… som

spot_img

Olá, pessoa! Neste artigo vou falar sobre o correto uso do microfone nas apresentações e como saber se ele está funcionando ou não. Para começo de conversa, me responda se você nunca ficou incomodado com os famigerados: “1, 2, 3, testando…som…teste!” e o estrondoso ‘tum tum tum’?
Vamos por partes:
Primeiro, bater na cápsula do mic só apressa o fim da vida útil do ‘equipo’, uma vez que esta parte é muito sensível e se encarrega de transformar o impulso sonoro em impulso elétrico e, a partir deste, encaminhar o que conhecemos por som, aos amplificadores disponíveis. Não vou entrar em detalhes técnicos porque isso não vem ao caso em nível de usuário.
Segundo, de onde surgiu este 1, 2, 3? A lenda fala que 1 é pra testar o grave (a parte ‘grossa’ da voz), 2 testa a parte média da voz e 3 testa o agudo, a parte ‘fina’, uma vez que tem a sibilância do fonema “S”. Também não vou entrar em tantos detalhes técnicos pelo mesmo motivo anterior.
O comportamento de se bater na cápsula ou de dizer coisas sem sentido para testar o som está se tornando cada vez mais comum, principalmente numa época em que surgem palestrantes sem conhecimento do próprio assunto e muito menos dos recursos audiovisuais disponíveis.
Na condição de profissional da voz, com experiência que tenho em salas de aula, estúdios, produções e, acima de tudo, na vivência em organização e apresentação de eventos, posso colocar três dicas básicas que vão ajudar você, o técnico de som e, ufa! a platéia que não vai precisar ouvir o ‘tum tum tum’ característico dos soundchecks.
Dica 1: ao fazer uso do microfone, primeiro, chegue cedo, fique amigo do técnico de som. É ele que vai dar o brilho à sua apresentação;
Dica 2: em vez de se comportar como a maioria que fala expressões que não significam nada, prefira cumprimentar a platéia com bom dia, boa tarde, boa noite e diga que está fazendo apenas uma passagem de som. Com isso, o técnico atencioso já vai calibrar a mesa de acordo com o timbre da sua voz. E, acredite: o comportamento que está servindo de tema para este artigo não ajuda em nada a técnica, apenas atesta o seu desconhecimento e falta de profissionalismo.
Dica 3: se o ambiente mudar (lotar mais que o esperado) e você precisar pedir aumento de pressão sonora (aumentar volume) seja discreto com o operador. Nada de falar pra que todos ouçam: “Ei, me ajuda no som aí!”. Isto ficava legal só pro Tim Maia e você não é o Tim Maia. É isso.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas