18 C
Jundiaí
quarta-feira, 24 abril, 2024

Intenção de Consumo das Famílias cresce pelo nono mês consecutivo

spot_img

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou alta de 0,9%, em março, em relação a fevereiro e chegou aos 95,1 pontos. Os dados são apurados mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e mostram que foi a nona variação positiva consecutiva e a maior pontuação desde abril de 2015. Na comparação anual, o crescimento foi de 20,8%, quando o indicador atingiu os 78,7 pontos. É o 19° mês seguido de crescimento.

O ICF varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa insatisfação e acima de 100, satisfação em relação às condições deconsumo.

Na análise de Edison Maltoni, presidente do Sincomercio Jundiaí e Região, a alta do Índice representa a melhora na economia, refletindo mais segurança no consumo entre as famílias brasileiras. “Esse cenário deixa o empresário mais confiante também e com poder de investimento”, avalia.

Quatro dos sete itens analisados apresentaram crescimento em março. Entre os destaques positivos está o item ‘Acesso ao Crédito’, que passou dos 90,9 pontos em fevereiro para 94,6 pontos no mês atual. Apesar de ainda estar abaixo dos 100 pontos, houve redução de 50% para 38% dos paulistanos que afirmaram estar mais difícil contrair empréstimos para compras a prazo.

Outro destaque foi o indicador ‘Momento para duráveis’, que registrou elevação mensal de 2,7% e atingiu 76,6 pontos, mais alto patamar desde abril de 2015. Na comparação com o mesmo mês de 2017, a alta foi de 37,5%. A assessoria econômica da FecomercioSP explica que os consumidores estão reduzindo a cautela em relação às compras de produtos como TV, fogão, geladeira, entre outros, em decorrência da redução dos juros e da maior facilidade na obtenção do crédito. 

Os paulistanos aumentaram a satisfação com a renda. O item ‘Renda atual’ se firma acima dos 100 pontos e, em março, ficou nos 106 pontos, elevações mensal de 1,1% e anual de 20,3%. São 33% dos entrevistados que consideram que sua renda está melhor do que há um ano.

O item ‘Perspectiva profissional’, por sua vez, seguiu estável na comparação mensal, com 116,9 pontos, o que significa que a maioria dos paulistanos considera a possibilidade de um avanço profissional nos próximos seis meses. Também há mais segurança com relação ao emprego atual, pois o item ‘Emprego atual’ teve crescimento de 1% em relação a fevereiro e 11,6% na comparação com o mesmo mês de 2017, encerrando o mês com 113,5 pontos.
A assessoria econômica da FecomercioSP destaca que o cenário no mês atual é similar aos anteriores. A inflação e os juros seguem a mesma tendência desde o início do ano passado e há também a perspectiva de que o mercado de trabalho registre uma melhora ainda mais expressiva em 2018. Com isso, o ciclo de expansão do ICF deve ser mantido nos próximos meses.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas