HomeGeralEconomiaIndicador de Confiança do Consumidor alcança 42,2 pontos em março

Indicador de Confiança do Consumidor alcança 42,2 pontos em março

Ao apresentar 42,2 pontos no mês de março, o Indicador de Confiança do Consumidor (ICC) – índice que mensura a percepção do brasileiro com a economia e com as próprias condições financeiras – ficou praticamente estável no mês de março deste ano, se comparado a março de 2017, quando registrava 42,3 pontos na escala. O levantamento é feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A escala do indicador varia de zero a 100. Resultados acima de 50 pontos demonstram um predomínio da percepção de otimismo.

Para o presidente do Sincomercio Jundiaí e Região, Edison Maltoni, a estabilidade é um bom sinal, pois representa que o consumidor está equilibrado. “A recuperação econômica vem se consolidando gradualmente e aos poucos começa a refletir na confiança do consumidor”, avalia.

Na análise do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, com a melhora dos níveis de renda, emprego e inadimplência, a recuperação fará com que a confiança do consumidor apresente resultados mais expressivos. 

De acordo com o SPC e a CNDL, o Indicador de Confiança é composto pelo Subindicador de Expectativas, que passou de 54,5 pontos em março de 2017 para 53,3 pontos em março deste ano. Pela metodologia do indicador, o resultado demonstra uma prevalência de otimismo caso estejam acima de 50,0 pontos. 

O levantamento das Entidades ainda revela que 60% dos brasileiros que trabalham têm algum receio de serem demitidos. Nesse mesmo grupo, 27% classificam esse risco como baixo, 24% avaliam como médio e 8% consideram alto.

O custo de vida seria o fator negativo de maior ‘peso’ (50%) sobre as finanças dos brasileiros, segundo o levantamento, ficando à frente do endividamento (17%), desemprego (16%) e queda dos rendimentos (11%). Postos de gasolina e supermercados teriam os preços mais elevados para os consumidores.




Comentários
})(jQuery)