15.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

GMJ terá acesso a sistema nacional de inteligência

spot_img

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) já considera a possibilidade de integrar o Sistema de Segurança Pública (Susp), que será coordenado pelo Ministério de Segurança Pública, para permitir a integração das informações de inteligência entre Governo Federal, Estados e municípios – cada um dentro da sua competência para a atuação. O projeito de lei que prevê a iniciativa foi aprovado, na semana passada, pela Câmara dos Deputados.
O titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), comentou sobre o assunto durante a 4ª edição da LAAD Security – Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativ, realizada na capital paulista. O evento teve a participação do general-de-divisão do Exército, Carlos Alberto Santos Cruz, responsável pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Dentre os assuntos abordados na Feira de Segurança, um dos grandes destaques foi sobre a aprovação da lei que cria o Susp, tendo, entre as funções, também implementar ações como apoiar programas de modernização e aparelhamento dos órgãos de segurança pública e defesa social.
“Se aprovado, o Susp dedicará bastante atenção para promover o intercâmbio de conhecimentos na qualificação dos profissionais, que vai somar às ações da atual gestão para garantir o aperfeiçoamento da atuação no patrulhamento comunitário”, comentou o titular da Segurança Municipal.
O projeto de lei ainda estabelece que a União institua um Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social para definir metas aos órgãos do Susp e avaliar os resultados das políticas de segurança pública. O texto segue agora para análise do Senado e, a partir dos resultados, será avaliada a aplicabilidade na Guarda Municipal de Jundiaí.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas