21.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Confiança do empresário do comércio cresce 0,8%

spot_img

Após o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrar alta de 0,9% em março, outra boa notícia para o comércio: o Índice de Confiança do Empresário (ICEC) em São Paulo subiu 0,8% ao passar de 114,6 pontos em fevereiro para 115,5 pontos em março. É o maior nível desde janeiro de 2014 e a terceira alta consecutiva. O indicador é apurado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), e varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

De acordo com Edison Maltoni, presidente do Sincomercio Jundiaí e Região, os empresários estão ascendendo na escala de otimismo, após meses de recessão da atividade econômica no País. “O Índice de Confiança do Empresário nos mostra um novo caminho a trilhar, com possibilidade de investimento no comércio e lucro, como há muito tempo não vislumbrávamos. Vários fatores contribuem para este cenário que se apresenta, entre eles, a inflação baixa, os juros com tendência de queda e os melhores resultados do mercado de trabalho”, avalia.

Em março, segundo dados da FecomercioSP, o ICEC das empresas com até 50 funcionários cresceu 0,9% em relação a fevereiro, indo de 114,1 para 115,1 pontos. Se comparado ao mesmo mês de 2017, a elevação foi de 17,4%, quando o indicador marcava 98,1 pontos. No caso das empresas com mais de 50 empregados, houve um recuo de 0,4% no comparativo mensal, passando de 134,3 pontos em fevereiro para 133,7 pontos em março.

Dois dos três quesitos que integram o indicador avançaram na passagem de fevereiro para março. O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICAEC) subiu pelo quinto mês consecutivo, atingindo 96,3 pontos, alta de 2,7% na comparação mensal e o maior patamar desde janeiro de 2014. No comparativo anual, o avanço foi de 41,2%, quando em março de 2017 marcava 68,2 pontos.

O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC) cresceu 1,4%, passando de 153,4 pontos em fevereiro para 155,5 pontos em março, a maior pontuação desde outubro de 2013.

Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, os dados mostram que os empresários vêm ajustando para cima sua confiança baseada, principalmente, no ciclo de recuperação das vendas em curso. As expectativas também são positivas diante dos números que a economia apresenta. 

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas