16.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Campanha Nacional de Vacinação contra gripe começa dia 23 de abril

spot_img

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza (gripe) acontece do dia 23 de abril a 1º de junho em 6 unidades de saúde de Louveira. No dia 12 de maio, que é o Dia D da vacinação, as unidades estarão abertas no sábado. Em Valinhos, a vacina estará disponível nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário das 9h às 16h, para as pessoas que fazem parte dos grupos de risco. 

Podem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, doentes crônicos ou imunodeprimidos, pessoas com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas.
As vacinas imunizam contra 3 subtipos do vírus e são oferecidas pelo Ministério da Saúde de acordo com a estimativa da população de risco do município.
Para tomar a vacina, basta levar um documento oficial com foto e carteirinha de vacinação, se possuir, no local mais próximo: CSIII, PAS, Burck, Vista Alegre, Monterrey e na nova unidade de saúde do bairro Jardim 21 de Março.
O horário de funcionamento será  do dia 23 de abril a 1.º de junho. Já no sábado, dia 12 de maio, a vacinação do dia D será em todas as unidades de saúde das 8h às 17h, exceto UBS Monterrey (das 8h às 16h). 
Vacinação em Valinhos 

Em Valinhos, o Dia D da campanha, considerado a data mais importante da mobilização, também está marcado para 12 de maio. A Secretaria da Saúde ainda não definiu as UBSs que ficarão abertas neste dia.

A Secretaria da Saúde também não recebeu do Ministério da Saúde o número de pessoas que fazem parte do público-alvo no município e que devem tomar a vacina. No ano passado, foram imunizadas 19.066 pessoas, o que corresponde a uma cobertura de 82%. O percentual mínimo de cobertura exigido pelo Ministério é de 90%.

A estratégia do Ministério da Saúde tem por objetivo diminuir o impacto da gripe em todo o país. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença mata mais de 650 mil pessoas todos os anos.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas