20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Várzea Paulista realiza mutirão para evitar criadouros dos mosquitos da Dengue

spot_img

O trabalho de cata-treco iniciou-se na Avenida Pacaembu, na Vila Real, na manhã quinta-feira (1º). Com um caminhão a equipe recolhe em frente às casas materiais como latas, pneus, madeira e eletrônicos, destinados ao Ecoponto da cidade, onde são separados para a reciclagem ou descarte em aterro sanitário. Segundo o coordenador do Controle de Zoonoses, Eder Carmanini, o objetivo é retirar criadouros dos mosquitos causadores da dengue, permitir o descarte correto de objetos ao bairro, afastado do Ecoponto, e possibilitar que os moradores limpem seus quintais.
A ideia é recolher 30 toneladas de resíduos, na Avenida Pacaembu (trecho entre a Escola Armando Dias e a esquina com a Rua Montes Claros), e nas Ruas Sumaré, Borda da Mata e um trecho da Montes Claros. “Os moradores foram avisados anteriormente sobre as datas em que passaríamos por aqui e os materiais que estamos levando das casas”, explica o coordenador. “O serviço será feito até amanhã ou, se o volume for grande, estenderemos a ação até sábado (3)”.
Além disso, desde segunda-feira, uma equipe do Controle de Zoonoses está fazendo visitas de conscientização e orientação, casa a casa, no bairro. Até está sexta-feira (2), pretende-se visitar 2.500 residências.
Há nove meses Várzea Paulista não registra nenhum caso positivo de dengue. De acordo com o coordenador, o resultado só foi possível por meio do trabalho conjunto do poder público e da população.
As visitas já ocorreram no bairro Jardim Bertioga, no início de fevereiro e, em março, seguirão para os bairros Vila Santa Terezinha e Jardim Buriti. O objetivo é visitar mais 10 mil casas até o final deste ano.
Em março, será realizado um trabalho de conscientização do combate a Dengue, nas escolas municipais. “É muito importante falar com as crianças sobre o assunto, elas se envolvem com o tema”. Já no mês de abril, será realizada uma ação conjunta entre as cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ). “Vamos trabalhar juntos, visando principalmente às áreas de divisa”, esclarece.
O serviço do cata-treco também atenderá, até o final deste ano, os bairros Cidade Nova II, Jardim América III e Jardim Promeca. A cada três meses, um deles receberá o trabalho.
A cidade conta, desde maio de 2015, com um Ecoponto, local para destino ambientalmente correto de materiais como vidro, metais, areia e móveis desmontados. Tais resíduos muitas vezes, por não terem um local para descarte, eram depositados em ruas, calçadas e terrenos baldios pela cidade.
Podem ser descartados materiais como pisos, blocos, cerâmica, areia, vidro, metais, pneus, louças, reboco, móveis (desmontados), plástico, madeira, pallets, pontaletes, concreto, eletrônicos, telhas de cerâmica e eletrodomésticos, objetos que muitas vezes, são descartados irregularmente em via pública. O volume máximo autorizado é de 1 metro cúbico.
O Ecoponto não recebe materiais como pilhas, colas, óleos, gesso, tintas, resinas, baterias, amianto, lâmpadas, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo doméstico, materiais orgânicos e produtos químicos.
O serviço funciona na Rua Atroaris, s/n, no Jardim Continente, junto à usina de asfalto da Prefeitura. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas – com exceção dos feriados – e, aos sábados, das 8 às 13 horas.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas