19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

UBSs oferecem musculação ao ar livre e ginástica terapêutica

spot_img

Projetos serão divulgados nas celebrações dos Dias Mundiais da Atividade Física e da Saúde

A Secretaria da Saúde de Valinhos quer estimular os usuários da Rede Municipal a praticarem atividades físicas, aproveitando as celebrações do Dia Mundial da Atividade Física, no dia 6 de abril, e o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a inatividade física como o quarto principal fator de risco de morte no mundo.

Na semana de 2 a 5 de abril será divulgado o projeto de Musculação ao Ar Livre, desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros São Marcos, Parque Portugal, Jardim Paraíso, São Bento do Recreio e Jardim Pinheiros. Haverá prática de atividade física com o professor de educação física Marcos Antônio Lopes, da Secretaria de Esportes.

A ação terá ainda a presença de uma equipe do Departamento de Programas e Projetos em Saúde, formada por enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social, para divulgar os programas de saúde existentes.

O projeto Musculação ao Ar Livre oferece gratuitamente desde o ano passado aulas coletivas e atendimento individualizado aos usuários e funcionários das UBSs. As atividades ocorrem pela manhã e os interessados devem fazer inscrição na recepção das unidades.

Leia também: Vem aí a 2ª edição do Tattoo Pró Arte

No Dia Mundial da Atividade Física, também será divulgada a prática de Lian Gong (ginástica terapêutica chinesa), que é oferecida gratuitamente em 20 locais da cidade, como UBS’s, escolas e centros esportivos. Haverá uma aula abertas das 8h às 10h, no Centro de Artes Cultura e Comércio (CACC) Adoniran Barbosa, incluindo ainda alongamento e zumba. Os interessados na prática de Lian Gong podem ter mais informações pelo telefone 3869-3880.

Segundo os especialistas, a prática regular da atividade física apresenta inúmeras vantagens tais como: evita o excesso de peso e a obesidade, previne o aparecimento de doenças, reduz a hipertensão arterial, melhora a autoestima, reduz o stress, contribui para a concentração e para o bem-estar físico e psicológico. O recomendado é fazer 30 minutos de atividade física por dia.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas