22.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Redução de 0,25% da taxa Selic melhora cenário econômico

spot_img

Medida foi correta, na análise do Sincomercio Jundiaí e Região e também da FecomercioSP, que avaliam a medida como positiva para o País

O Copom decidiu nesta quarta-feira (21), por unanimidade, reduzir a taxa Selic de 6,75% para 6,5% ao ano. A redução de 0,25% ponto percentual mantém o seu menor patamar histórico e é considerada muito positiva pelo Sincomercio Jundiaí e Região e pela FecomercioSP. De acordo com as entidades, essa deve ser a última redução e uma medida correta, uma vez que o Banco Central (BC) vem reduzindo a taxa de juros desde 2016, quando seu patamar era superior a 14% e a inflação estava muito mais alta. 

“Foi uma decisão acertada, embora ainda estejamos longe de atingir níveis invejáveis como ocorre nos Estados Unidos e na Europa, onde a taxa de juros é abaixo de 2% ao ano. Mas este patamar de 6,5% no Brasil já traz um certo alívio, principalmente neste momento de recuperação econômica”, avalia Edison Maltoni, presidente do Sincomercio Jundiaí e Região. 

Leia também: Cursos do Funss chamam a atenção de empresários

Para a assessoria econômica da FecomercioSP, apesar de inflação baixa, câmbio pouco pressionado e com redução recente das projeções do IPCA para este ano (em torno de 3,5%), o BC deve encerrar o ciclo de redução da queda da taxa de juros sem grandes riscos momentâneos. Por outro lado, a autoridade monetária não vai correr riscos reduzindo demais a Selic, afinal o segundo semestre deste ano pode ser mais complexo devido às eleições.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas