22.4 C
Jundiaí
terça-feira, 19 março, 2024

Projeto Horta Comunitária tem início no Cidade Nova II

spot_img

A Prefeitura está preparando uma área de aproximadamente 1.500 m² no bairro Cidade Nova II (ao lado da escola Erich Becker), para realizar o projeto piloto Horta Comunitária. A Unidade Gestora de Meio Ambiente gerencia as ações e está apoiando a comunidade local no cercamento do espaço, que recebeu uma limpeza recente. “A ideia é aproveitar áreas públicas ociosas, muitas vezes usadas como pontos de descarte irregular de móveis e entulhos, entre outras coisas, e torná-las espaços de plantio, cultivo e colheita gratuitos de frutas, hortaliças, vegetais e outras plantas”, explica o gestor executivo da pasta, Claudemir Santos.
Segundo o administrador, qualquer morador poderá participar, desde que cadastrado, de acordo com suas possibilidades. “Se alguém quiser fazer um pequeno canteiro ou algo maior, terá essa possibilidade. Nada será comercializado e os moradores também poderão trocar o que colherem entre si”. A organização dos espaços será definida pela Prefeitura em conjunto com os munícipes.
Outra forma de a população participar será o fornecimento de restos de alimentos ou cascas de frutas, que sofrerão compostagem e se tornarão adubo orgânico. “Essa medida deverá reduzir o lixo domiciliar, que, quando destinado ao aterro sanitário, gera custo ao município, por peso. Se for coletado um volume menor desses resíduos pelos caminhões, a Prefeitura economizará”.
Com a horta, a tendência é haver a conservação da limpeza do espaço. “Os próprios moradores vão querer conservar o local em boas condições e a Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana terá uma área a menos para limpar com frequência”, projeta o gestor.
A pasta do Meio Ambiente levará três caminhões de terra apropriada ao local nos próximos dias, para deixar o espaço pronto para o plantio.
Dentro de aproximadamente duas semanas, os moradores interessados poderão fazer o seu cadastro junto à pasta ambiental. A forma de inscrição vai ser divulgada assim que ela for possível. Se a iniciativa for bem sucedida, outros espaços públicos serão contemplados. 

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas