19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

O importante é competir???

spot_img

O lema do atletismo “mais rápido, mais alto e mais forte” (“citius, altius e fortius”) surgiu bem antes de ser apresentado ao mundo em 1896. Já entre os soldados gregos de 700 anos a.c. havia a necessidade de se provarem melhores que os outros, afinal vivia-se em uma época em que a força física representava muito mais que hoje em suas chances de sobrevivência. Os gregos, falavam a mesma língua, mas eram divididos entre quase 200 cidades soberanas que se encontravam de quatro em quatro anos para festividades esportivas no Olimpo. Esta tradição durou até o Século V d.c.

Em 1896, na cidade de Atenas, o educador francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, convocou 9 países pra a reedição dos jogos, o que passou a ser chamado de “As Olimpíadas da Era Moderna”. Como uma forma de estimular as nações a participarem dos eventos, lançou o lema que, até hoje é repetido: “O IMPORTANTE NÃO É VENCER, MAS COMPETIR”.
No mundo corporativo atual essa frase é rechaçada pelas pessoas que, na verdade, não tiveram a sabedoria de entendê-la. Nunca se valorizou, contudo, o verdadeiro sentido da mensagem que o Barão de Coubertin quis transmitir aos atletas. Se buscarmos analisar a fundo, perceberemos que faz todo sentido interpretar o verbo “competir” como “ser competitivo” e, não apenas, como “participar”. Afinal, sabemos que, por melhor que seja um competidor, ele não vai ganhar sempre, mas é importante que ele sempre esteja entre os melhores, ou seja, que seja “competitivo”.
É verdadeiramente competitivo aquele que busca a vitória com honestidade, querendo sempre fazer o melhor. Competitivo é aquele que, no início de uma disputa, é tido como possível vencedor e, mesmo nos momentos de derrota, se levanta preparado para a próxima, com a certeza que brigará pelo troféu. Antes de saber quem vai vencer é fundamental saber quem realmente será competitivo. Pois ganhar depende dos detalhes, mas ser competitivo dependerá da disciplina de cada um em fazer realmente aquilo que tem que ser feito.
Ser competitivo significa se preparar, encarar os desafios sempre com a certeza que suas chances são grandes e ter a segurança para retomar de onde for preciso em casos de derrotas momentâneas. Quem é sempre competitivo, sempre terá chance de vencer, enquanto que aquele que somente se preocupa em ganhar, perde a grande oportunidade de aprender enquanto joga. Para os vencedores, sempre há evolução, sempre há aprendizado. Afinal, enquanto as derrotas nos ensinam que elas não são definitivas, precisamos aprender que as vitórias também não são. Dessa forma, competir (no verdadeiro sentido da palavra) nos deixa pertinho de conseguir subir no pódio, preferencialmente no lugar mais alto.

por Aguinaldo Oliveira

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas