20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Em busca dos líderes perdidos!

spot_img

Vivemos um momento extremamente turbulento, onde a ausência de valores nos indivíduos e nas instituições parece predominar. E quero concentrar o foco de nossa conversa num tema importantíssimo: liderança. Vamos entender por que os lideres são necessários?
Muitas vezes se questiona a presença, a necessidade de um líder, e, por que ele deveria estar desempenhando seu papel. Ou, não desempenhando um determinado papel que lhe é atribuído!
As instituições necessitam de líderes. Todas as instituições. Sejam elas religiosas, empresariais, educacionais, políticas, entre outras. Todas as instituições necessitam de um líder verdadeiro ou um conjunto deles para comandar.
E importante entender que um líder tem a capacidade de mover uma organização de tal forma que faz com que as pessoas creiam naquilo em que ele acredita, naquilo que ele traçou como objetivo. Como meta.
E é por isso que eu insisto no assunto de que o líder precisa ter valores éticos e morais consistentes e eternos. Pois líderes que não possuem valores éticos e morais podem levar massas, populações a seguirem caminhos totalmente distintos e equivocados. Mas continua liderando.
A nossa história está repleta deles. A nossa história mostra pessoas no papel de liderança que a humanidade não gostaria de ter presenciado. Pois se arrepende depois. São muitos os exemplos controversos. A lista não é pequena e você deve ter outros para adicionar. Hitler (AIemanha), Mussolini (Itália), Michel Ricombero (Ruanda) e Idi Amin (Uganda) são alguns nomes. Subjugaram povos. Geraram conflitos. Exterminaram pessoas e etnias. E massas foram movidas por essas pessoas, acreditando ser o melhor para eles, para seus povos.
Mas existem outras características nos líderes que conseguem mover pessoas, através do poder de comunicação e de suas articulações mentirosas e muitas vezes danosas à sociedade e mesmo às pessoas que acreditaram nas suas palavras. Por isso é essencial que tenhamos a capacidade do discernimento do bem e do mal, do bom e do ruim.
O importante é entendermos que dentro desse valor ético, dentro dessa moral, existem líderes que são extremamente positivos e são esses líderes que fazem falta no mundo de hoje.
Me refiro aos líderes que movem, que lideram, que mostram o caminho, que orientam, que faz com que as pessoas acreditem e confiem em suas palavras para poder manter-se ao seu lado naquela caminhada buscando um lugar comum, um objetivo, algo a conquistar dentro da ética e da responsabilidade para com todos.
 
Líder orienta e inspira
O líder tem um papel fundamental porque orienta e inspira pessoas. Onde ele estiver. Seja no meio educacional, político ou religioso ou nos estádios de futebol.
Ele tem esse papel porque ele possui o dom de transmitir, de transcender, de fazer com que um sonho se transforme em realidade.
E essa característica é carente em nossa sociedade. Estamos cada vez mais nos escondendo com medo de tudo e de todos.
É fundamental que lideres comecem a se desenvolver, jovens comecem a se envolver e trilhar o caminho da liderança benéfica. Principalmente na política. E baseados, repito, na ética e na moral para conquistar um lugar ao sol e fazer com que esse lugar ao sol seja algo que possa beneficiar milhares de pessoas. Portanto, meu caro amigo, minha cara amiga, você está convencido sobre a necessidade da existência de líderes?
O que vemos são pessoas oportunistas assumindo posições nos mais diversos setores da sociedade para tirar proveito próprio. A busca do poder. Por que nos faltam os verdadeiros líderes!!!
Os verdadeiros líderes precisam de pessoas para implantar seus ideais e fazer coisas boas acontecerem, pois,” uma andorinha só não faz verão”. Muitas vezes é necessário juntar pequenos objetivos para alcançarmos um objetivo ainda maior.
Portanto quanto mais lideres, mais pessoas batalhando por um objetivo comum, maiores serão as chances de sermos vencedores. Com energia e atitudes positivas. Não pelo poder, mas pelo bem social de todos, inclusive do líder!
Por Paulo Roberto Bertaglia

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas