19.6 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

DAE leva experiência de Jundiaí ao Fórum Mundial da Água

spot_img

A DAE Jundiaí vai compartilhar sua experiência de sucesso na área de saneamento durante o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília entre os dias 18 e 23 de março. É a primeira vez que o evento é sediado no Hemisfério Sul, com o objetivo de debater a importância e o futuro dos recursos hídricos do planeta. Cerca de 40 mil pessoas, entre cidadãos, empresas e governantes, são esperadas. A empresa vai integrar o estande do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ).

Cinco cases da DAE serão destaque durante o Fórum: o reenquadramento de classe do rio Jundiaí, que passou da categoria 4 para 3; a segurança hídrica, que permitiu ao município garantir o abastecimento durante a crise hídrica de 2014; a implantação do Cerju (Comitê de Estudos e Recuperação do Rio Jundiaí); a criação do Parque da Cidade, que protege, de modo sustentável, a represa de abastecimento e é um símbolo de qualidade de vida; e as ações de fiscalização de mananciais.

“Estar no Fórum Mundial da Água representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela DAE, cuja experiência será divulgada para governantes e entidades de todo o mundo”, avalia o diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares, que lembra as premiações recebidas pela empresa. “Em 2017, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) entregou à DAE o prêmio Destaque no Ranking da Universalização do Saneamento. Em âmbito nacional, Jundiaí ficou em 6º lugar.”

Para o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro, que irá coordenar as palestras, a participação da DAE no Fórum Mundial representa um momento único. “A garantia de quantidade e qualidade de recursos hídricos sempre norteou as ações desenvolvidas pela DAE Jundiaí”, afirma.

Os participantes poderão conferir as palestras da DAE no próprio estande do Consórcio PCJ. Os encontros ocorrerão nos dias 19, às 16 horas (“Planos de segurança e reenquadramento dos corpos d’água”); 20, às 11, 16 e 18 horas (“Sustentabilidade hídrica”, “Sistemas de tratamento e reuso da água” e “O papel da educação ambiental na gestão de resíduos hídricos”); e 21, às 16 horas (“Saneamento e qualidade de vida”).

Dia Mundial da Água

Em Jundiaí, a DAE também prepara atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A programação começa no dia 19, com visitas técnicas agendadas à empresa. No dia 21, às 14 horas, a técnica em Meio Ambiente da Gerência de Gestão Ambiental da DAE, Cláudia Debroi de Campos, vai ministrar a palestra “Gestão dos recursos hídricos em nossa região”, na sede do Ministério da Agricultura.

No dia 22, às 15 horas, a DAE participa da assinatura do decreto do Programa Nascentes e do anúncio da parceria com a Prefeitura e a ONG The Nature Conservancy (TNC), no salão da igreja do bairro da Roseira. A programação termina no dia 25, quando ocorrerá um plantio de 200 mudas às margens do rio Jundiaí Mirim, no Clube de Campo da Cereser.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas