26.1 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Valinhos confirma primeira morte de febre amarela

spot_img

O Instituto Adolfo Lutz confirmou na tarde desta segunda-feira (19) o primeiro caso de morte por febre amarela silvestre em Valinhos. O chacareiro Rui Antônio Lona Milani, de 49 anos, morreu no último dia 2 de fevereiro na Santa Casa da cidade. Ele morava em uma propriedade no Parque das Colinas. Em função da confirmação da primeira morte por febre amarela, a Secretaria da Saúde decidiu ontem ampliar a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde do município. A partir desta terça-feira (20), a imunização passa a ser oferecida diariamente nas UBSs nos períodos da manhã e da tarde.

A cidade conta ainda com uma morte suspeita e seis casos em investigação da doença. As suspeitas aguardam resultado de exames que estão sendo realizados também no Instituto Adolfo Lutz.  

As pessoas que não se vacinaram precisam se imunizar. Basta procurar uma UBS e apresentar comprovante de endereço e carteira de vacinação, se tiver. A UBS do Reforma Agrária não está realizando vacinações temporariamente por problemas técnicos. Os moradores da região devem procurar a unidade do Macuco.

A vacina gratuita é aplicada em dose única, sem a necessidade de reforço. Ela deve ser tomada por crianças a partir de nove meses, adolescentes e adultos até 59 anos. Já pessoas acima de 60 anos, gestantes, pessoas com HIV/Aids e mulheres que estão amamentando podem tomar com restrição.

Segundo a Vigilância Epidemiológica 46 mil pessoas já se vacinaram no município desde o ano passado. A partir de outubro teve início a vacinação em massa porque a cidade passou a fazer parte da área de risco.

Desde a semana passada, a Secretaria Municipal da Saúde tem realizado trabalhos preventivos nas casas das vítimas dos casos suspeitos. Um trabalho de varredura foi feito no Jardim Pinheiros na última sexta-feira (16) para detectar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Um dos mortos suspeitos vivia no bairro. Os agentes de saúde verificaram e eliminaram criadouros de larvas e orientaram os moradores sobre os riscos das doenças transmitidas pelo inseto.

Na região, de um total de 666 casas demarcadas (em um raio de 300 metros a partir de onde vivia o homem que morreu), 375 foram visitadas e outras 280 estavam fechadas no momento da abordagem. Em outros 11 imóveis os proprietários simplesmente se recusaram a permitir entrada dos agentes.

Nas residências abertas visitadas, o número de focos do mosquito encontrados foi considerado alto e surpreendeu os agentes de saúde. O trabalho de varredura e busca ativa teve continuidade nesta segunda-feira (19) no bairro Parque das Colinas, onde vivia o homem que teve a morte confirmada pela doença. Agentes de Saúde da Prefeitura fizeram um trabalho casa a casa para identificar criadouros e orientar os moradores sobre as formas de prevenção e a necessidade de se vacinar como forma mais eficaz de proteção.  

Nesta terça-feira (20) os agentes vão percorrer as casas do Parque das Colinas para dar orientações aos moradores sobre a ação da quarta-feira. Nas áreas mais distantes dos casos suspeitos, a pulverização será feita somente na rua.

E, quarta-feira (21), a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) fará um trabalho de pulverização usando inseticida no Parque das Colinas a partir das 8 horas. A pulverização será feita dentro das casas em toda a região próxima do caso suspeito, no final da Avenida Tancredo Neves.

Além disso, na terça-feira, agentes de saúde realizam a distribuição de panfletos informativos sobre a febre amarela na região central e da Rodoviária, um dos locais de maior fluxo de pessoas da cidade. O objetivo é convencer as pessoas sobre a importância da vacinação.

Confira abaixo as UBSs  disponíveis  para a vacina: 

UBS Reforma Agrária: Núcleo Reforma Agrária, s/nº. Telefone: 3881-2611

UBS Jardim Imperial: Rua Campinas, 633. Telefone: 3871-3131

UBS do Bom Retiro: Estrada dos Ortizes, 16. Telefone: 3871-5364

UBS Jardim Pinheiros: Rua Horácio Salles Cunha, 258. Telefone: 3871-2218

UBS Paraíso: Ruas das Acácias, s/n º. Telefone: 3869-3877/3829-6040

UBS Maracanã: Rua Pedro de Lucca, 285. Telefone: 3869-3377

UBS Macuco: Rua Valdemar Lazaretti, s/nº. Telefone: 3881-2336

UBS Central: Rua Silvio Concon, 78. Telefone: 3829-4278

UBS Centro de Saúde II: Avenida Brasil, 144. Telefone: 3829-5686.

UBS São Marcos: Rua Três, s/nº. Telefone: 3869-2002

UBS Jurema: Rua José Salles Pupo, 71. Telefone: 3869-3222

UBS São Bento: Rua Itajaí, 70. Telefone: 3869-9443

UBS Parque Portugal: R. Abrantes, 550. Telefone: 3849-3634

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas