30.4 C
Jundiaí
quarta-feira, 24 abril, 2024

Itatiba terá novo Aterro Sanitário com capacidade de uso por duas décadas

spot_img

A Prefeitura de Itatiba obteve a Licença Prévia para construção e operação de um novo Aterro Sanitário no município. A licença foi emitida em 5 de fevereiro pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.
O novo aterro está previsto para entrar em funcionamento em janeiro do próximo ano, com um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões e contará com capacidade para receber 660 mil toneladas de resíduos domésticos em uma vida útil de 18 anos.
Para iniciar as atividades, a Prefeitura cumprirá as exigências que estão na Licença Prévia, como a implantação de cobertura vegetal, que impermeabiliza o solo e protege contra erosões e pequenas rupturas dos taludes.
Após essa etapa será emitida a Licença de Instalação, quando se iniciarão as obras do novo aterro, construindo drenos de chorume e chaminés para saída de gases, tudo seguindo projeto aprovado pela CETESB. Logo em seguida, Itatiba receberá a Licença de Operação, que libera o local para o recebimento do lixo doméstico.
Todas essas licenças são obrigações legais e parâmetros técnicos para se colocar em operação um aterro sanitário, levando sempre em consideração que ele não cause prejuízos ao meio ambiente”, explicou o Secretário de Obras e Serviços Públicos, engenheiro Herminio Geromel Junior. 
O local em que será instalado o novo aterro já está em fase de limpeza do terreno, com leilão para corte dos eucaliptos existentes na área. O novo aterro fica em um terreno contíguo ao atual, que será desativado seguindo todas as recomendações para a emissão da Licença de Operação. 

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas