23.4 C
Jundiaí
terça-feira, 19 março, 2024

Alckmin inicia oficialmente nova estação de Morato

spot_img

Investimento é de R$ 114,9 milhões; nova estação terá todos os itens de acessibilidade em seis mil metros de construção

O governador Geraldo Alckmin deu início oficialmente no último sábado (17) às obras de implantação da nova estação Francisco Morato, na Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí). Inicialmente, serão feitos os trabalhos de topografia e demolição de estruturas no local da futura estação. Também serão executados serviços de terraplanagem e remanejamento da via permanente.
“São duas notícias importantes para a mobilidade na região. Primeiro, a nova estação Francisco Morato, que vai ser uma das maiores da região metropolitana. Vai ter 6 mil metros quadrados de área construída, três plataformas de embarque e desembarque, cinco escadas rolantes, três elevadores e todos os itens de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”, explicou o governador, acrescentando que a obra gerará 300 empregos.
A segunda notícia é que no prazo de 90 dias será concluída a substituição de todos os trens na Linha 7-Rubi por modelos novos. “Temos nesta linha alguns trens ainda da década de 1950, com mais de 60 anos. Os novos trens têm vagões contínuos, que são mais seguros, maior motorização, câmeras de segurança e ar condicionado. São mais confortáveis, mais seguros e silenciosos”, disse Alckmin.
A obra em Francisco Morato inclui a implantação de dois acessos: um ligará a estação ao terminal rodoviário da Prefeitura e o outro chegará à rua Gerônimo Garcia, importante via do município. Atualmente, 35 mil usuários utilizam a estação por dia.
Leia também: Um pequeno morantense apaixonado por caminhão de lixo
Atualmente, 19 novas composições circulam na Linha 7-Rubi. Os trens utilizados no processo de padronização da frota da CPTM têm salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes).
Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.
A Linha 7-Rubi é a maior da CPTM, com 60,5 km de extensão. O trecho maior, com 39 km, vai da Luz até Francisco Morato e atende 395 mil passageiros/dia útil. A extensão entre Francisco Morato e Jundiaí tem 21,5 km e é utilizada em média por 30 mil usuários/dia útil.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas