HomeGeralPrefeito de Indaiatuba inaugura Centro Dia e Permanência

Prefeito de Indaiatuba inaugura Centro Dia e Permanência

O prefeito Nilson Gaspar inaugurou o Centro Dia e Permanência “José Theodoro Dias”, no último sábado (27). O espaço oferece 98 vagas gratuitas para idosos, sendo 48 para acolhimento 24 horas e 50 para permanência durante o dia. A obra foi projetada pela Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, em um terreno de 8.064,71m², localizado na rua Jurandir de Faria, no Jardim Leonor. A área de construção é de 1.358,62 m². A Prefeitura fez um investimento no valor de R$ 4.471.900,20 com recursos próprios.

O Centro Dia e Permanência José Theodoro Dias conta salão de múltiplas atividades, sanitários e banheiros acessíveis, além de quarto para descanso, recepção com sala de espera, enfermagem, rouparia, ambulatório/consultório, uma sala destinada ao atendimento individual e familiar, vestiários de funcionários, lavanderia, cozinha, despensa e refeitório, administração, varanda, jardim e espaço ecumênico.

O espaço funcionará com a opção de Permanência, onde o idoso ficará 24 horas por dia e receberá cinco refeições. Esta parte terá 12 quartos com capacidade para quatro camas, armários e banheiro. Já o Centro Dia abrirá de segunda à sexta, das 7h às 17h30, com quatro refeições. Para as duas opções de acolhimento serão realizados trabalhos com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos, gerontólogo, professor de educação física, Ioga e profissionais de diversas áreas para realização de atividades como manicure, cabeleireiro, contação de histórias e oficinas de artesanato.

Vagas

Os interessados em uma vaga devem comparecer no local a partir desta terça-feira (30), as terças ou quintas-feiras, das 8 às 12 horas. É necessário levar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço e renda, do idoso e do responsável. Todos os casos serão avaliados por assistentes sociais que levarão em conta os seguintes critérios: pessoas residentes no município, idade igual ou superior a 60 anos, vulnerabilidade social, violação de direitos com risco social e pessoal, cuja a condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para realização de atividades da vida diária, idosos incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais e os que utilizam os Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Já para o acolhimento na Permanência, as 48 vagas foram preenchidas pelos 14 idosos do Cecal, 18 que estão em clínicas particulares custeados pela Prefeitura por determinação judicial, 3 acolhidos na Comunidade Farol com mais de 60 anos, 3 pessoas em situação de rua maiores de 60 anos e 10 idosos em situação de risco e ou violação de direitos de casos acompanhados pelos Creas.

A Prefeitura de Indaiatuba informa que está realizando o cadastro para a fila de espera. Os interessados devem procurar o Cras da sua região ou o Plantão Social da Secretaria da Família e do Bem Estar Social, no Paço Municipal. É necessário levar cópia do RG, CPF, comprovante de endereço, renda do idoso e do responsável.




Comentários