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quinta-feira, 28 março, 2024

Por que o atendimento no comércio está tão ruim?

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Faz uns anos que li o excelente livro “Uma Breve História do Mundo”, de Geoffrey Blainey, e lá constatei que realmente o bicho humano é um ser adaptável. Ele se adapta a sua realidade, tanto quando ela melhora quanto no momento em que ela fica ruim. Foi com base nisso que passei a semana pensando em quanto estamos nos adaptando ao mau atendimento no comércio, em geral.
Mas eu não preciso chamar a sua atenção para que você perceba o quanto é mal atendido todos os dias. Na maioria dos lugares, você paga e quase “pede desculpas por ter atrapalhado” aquele que, em tese, estaria lá para isso.
Um amigo já idoso, um dia me soprou uma teoria. Ele dizia que o mau atendimento no comércio brasileiro seria oriundo de um pensamento Marxista, onde se planta na cabeça do trabalhador que cliente é interesse apenas do patrão e que ele (empregado) estaria ali sendo explorado. Com esse sentimento, ele atende mal acreditando mesmo que está fazendo muito. E quando isso acontece em meio a uma fase de “pleno emprego” como vivemos no início dessa década, a coisa toma forma e vira padrão. Sair desse padrão agora, mesmo com a volta do desemprego não tem sido fácil, pois onde todos atendem mal, quem faz “mais ou menos” se destaca.
Reparem que, de um modo geral, ninguém reclama do atendimento. As pessoas inclusive se solidarizam com a labuta do outro que está do lado de dentro do balcão. Mas o fato é que essa “Síndrome de Estocolmo” não faz o país crescer, não alimenta o turismo, não gera empregos e não cria nos colaboradores o que nossa sociedade tanto precisa, que é o comportamento intra-empreendedor.
Chegamos ao ponto de elogiar com veemência quando vemos atendimento bom. Me chama atenção que na minha adolescência comentávamos que isso acontecia em órgãos públicos, a ponto de numa das raras oportunidades em que fomos bem atendido na prefeitura da cidade, meu pai ter virado fã daquele prefeito para o resto da vida. Ou seja, em pouco tempo o comércio privado já está se comparando ao tão displicente serviço público.
Para finalizar, quero falar aos comerciantes e comerciários e comparar o comércio onde você trabalha com o nosso planeta. A humanidade tanto explorou sem cuidar, que está prestes a destruir o meio ambiente em que vive e somente agora, com ele já comprometido pela devastação é que se tomou consciência. O que você está esperando para ter essa percepção corporativa? Aliás, vale lembrar que numa economia com tanto desemprego, deveríamos concordar que “empregabilidade” tem a ver com “gerar o seu próprio emprego” através de atitudes que mostrem, tanto ao patrão quanto ao cliente, que você é tão bom que dificilmente seria substituído a altura. Quem sabe assim, no futuro, você possa escrever “Uma Breve história de Excelência e Reconhecimento”.
Por Aguinaldo Oliveira

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