HomeArticulistasCarlos CunhaPenso, portanto falo

Olá, pessoa!

Talvez você estranhe esta adaptação a La Descartes, mas, eu não poderia deixar este gancho ‘passar batido’.

Hoje em dia, não basta apenas pensar. O pensamento tem de ser exposto.

Não basta apenas expor o pensamento. É necessário se mostrar.

Recentemente uma instrução viralizou nas redes sobre os jornalistas da Globo ensinando o povo a conseguir as melhores imagens com o celular.

Na horizontal sempre, na vertical nunca. Pra melhor compreensão: celular deitado ao invés de ‘em pé’.

Esta questão de se criar vídeos numa sociedade cada vez mais virtual e afeita ao visual não tira a necessidade de se falar bem e ser compreendido.

Até agora, independente se o vídeo está ‘em pé’ ou ‘deitado’, note que os maiores likes e curtidas estão na oralidade, ou seja: na capacidade de saber como se fala.

E assim, os grandes oradores, sejam eles animadores de platéia, filósofos, analistas de comportamento, comediantes, têm NA PALAVRA, sua maior força de expressão. A imagem apenas os acompanha.

Mas, a necessidade de usar a palavra, não é só para os grandes oradores e famosos: há algum tempo, muitas empresas se utilizam da tecnologia da videoconferência para seus processos seletivos.

Nesta hora, o marketing pessoal extrapola a imagem e, se o candidato à vaga não souber verbalizar o que pensa, certamente estará fora de qualquer processo de seleção.

Observamos muitos profissionais com alta capacidade e rendimento, mas que não conseguem transferir conhecimento, ou por serem tímidos, ou por não saberem organizar o raciocínio verbal.

E assim, muitos deles se sobrecarregam em suas atribuições desnecessariamente, pois não sabem fazer o que sugeriu Steve Jobs: delegar tarefas complementares.

Nestas horas, um bom treinamento ajuda até para identificar e trabalhar possíveis bloqueios.

Nesta era do celular (seja na horizontal ou na vertical) as palavras podem falar tanto quanto a imagem.

Para existir, não é necessário apenas pensar. Mas também falar.

É isso.




Comentários
})(jQuery)