17.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Espuma e serpentina em spray danificam os olhos

spot_img

Com a proximidade do carnaval a oferta de espuma e serpentina em spray está em toda parte – internet, lojas e bancas de camelôs. Atraem foliões de todas as idades, mas podem causar danos aos olhos. O alerta é do oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier de Campinas.
“Se essas substâncias caírem nos olhos a vermelhidão, ardência e alergia são certas. A gravidade do estrago depende da quantidade e do tempo que os olhos ficam exposto sem lavar, afirma. Em pessoas que usam lente de contato o desconforto e o risco são ainda maiores”, destaca.
Leia também: Carnaval 2018 tem atrações para toda a família em Campo Limpo Paulista
Isso porque a espuma de carnaval é fabricada com cocobetaína e a serpentina em spray com resina. Ambas são tóxicas para a mucosa ocular. “O essencial é lavar os olhos o mais rápido possível com bastante água filtrada, até retirar todo o resíduo dos produtos, sem esfregar os olhos”, ensina.
Queiroz Neto adverte que muitos foliões embalados pelo samba demoram para retirar a espuma ou serpentina, principalmente as crianças. É por isso que acabam tendo úlcera na córnea e alergia.
A dica do oftalmologista para quem já contraiu alergia ocular com espuma de carnaval é optar pelos xampus infantis. Em quem nunca teve reação alérgica à espuma de carnaval o uso de qualquer fórmula de xampu está liberado porque o contato com a cocobetaína é muito rápido e por isso dificilmente desencadeia alergia.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas