HomeJundiaíUTI Neonatal do HU implanta “Momento psiu”

UTI Neonatal do HU implanta “Momento psiu”

Aumento de peso e maior agilidade na recuperação dos recém-nascidos são alguns dos benefícios já comprovados.

Há pouco mais de três meses a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Universitário de Jundiaí (HU) implantou o “Momento psiu”, ou seja, um horário dedicado ao descanso dos bebês recém-nascidos em situação de risco, internados na unidade.

Os primeiros resultados desta iniciativa já começam a surgir na prática. “Temos percebido que os bebês têm ganhado peso com mais facilidade, uma agilidade maior no processo de recuperação, ficam mais tranquilos e dormem melhor. Enfim, uma melhoria geral na assistência dada ao bebê e, consequentemente, à mãe”, relata o médico neonatologista André Prado Grion, coordenador da Unidade Neonatal do HU.

O “Momento psiu” ocorre quatro vezes ao dia. Neste período a equipe assistencial/médica se empenha em reduzir ao máximo a rotina estressante de uma UTI Neonatal, que exige manipulação frequente do recém-nascido para aplicação de medicamentos, colocação de eletrodos, coleta de exames e outros procedimentos.

O ambiente também é modificado para o devido descanso dos bebês, todas as luzes são apagadas, os telefones são retirados do gancho, visita é permitida desde que seja respeitado o silêncio. A equipe médica permanece no local, monitorando os pequenos, mas evita qualquer ruído ou intervenção. Tudo isso visa garantir um clima propício ao conforto e completo descanso dos bebês.

Dr. Grion lembra que no início foi difícil engajar as demais áreas do hospital na nova rotina da UTI Neo, mas que hoje tem funcionado muito bem. “Realizamos treinamento com as demais equipes que desenvolvem atividades interligadas a este setor. Hoje, todos já programam suas atividades na unidade com base nestes intervalos de descanso”, comemora ele.

O neonatologista ressalta que o “Momento psiu” tem como base diversos estudos realizados ao redor do mundo e que para o HU a iniciativa consiste num grande avanço em prol de uma assistência mais humanizada e eficiente.

O HU é referência no atendimento materno-infantil de alta complexidade. Sua UTI Neonatal conta com 25 leitos, cuja ocupação média é de 90%. Desde sua inauguração, em 2003, já passaram por atendimento na unidade cerca de 6 mil recém-nascidos.

Comentários
})(jQuery)